Quem não cumprir as regras da UCI será punido severamente com, por exemplo, multas ou dedução de pontos UCI. A partir de 1º de janeiro de 2024, uma série de infrações serão punidas de forma ainda mais severa.
Vestuário e alimentação serão os alvos principais
Os principais alvos serão relacionados ao vestuário e alimentação. A alteração mais significativa ocorre nas deliberações com as roupas que não estiverem conforme a norma UCI. A partir do próximo ano, essas multas podem ser elevadas para até 2.000 francos suíços. Além dos ciclistas, as equipes também podem ser penalizadas com valores entre CHF 250 e CHF 500.
Multa por não utilizar a camisa de líder dobrará de valor
Além disso, as multas por “não usar a camisa de líder em uma corrida por etapas” dobrarão de CHF 500 para CHF 1.000. Pegar uma garrafa de água ou alimentação nos últimos 20 quilômetros de uma corrida do WorldTour, agora será punido com CHF 500, 20 segundos de penalidade de tempo e perda de 20% de pontos na classificação de pontos e montanhas.
Julian Alaphilippe já perdeu camisa amarela por receber água
Julian Alaphilippe, no Tour de France 2020 perdeu sua camisa amarela desta forma, ao receber uma garrafa de água fora do local específico. O ciclista, na ocasião, perdeu 20 segundos e foi multado em CHF 200.
“Aparentemente, bebi água em uma zona não autorizada”, disse Alaphilippe após o término da etapa. “É uma penalidade de 20 segundos, então é o Yates (Adam) que fica com a camisa amarela. É a decisão do júri, não posso fazer nada a respeito”, disse o francês. “Nem um pouco. Nem um pouco”, acrescentou ele quando questionado se achava que havia feito algo errado, durante a etapa do Tour de France 2020.
Assista o vídeo: