As imagens chocantes de um Küng ensanguentado na chegada em Emmen, ainda estão vivas na memória das pessoas que assistiram pela TV ou na Holanda. Além dos cortes visíveis, ele sofreu duas fraturas na mão, uma fissura no rosto e, consequentemente, uma leve concussão durante a colisão contra as cercas. Apesar do capacete estar completamente danificado, Küng cruzou a linha de chegada, sendo posteriormente examinado e encaminhado ao hospital.
Desde 2021, a UCI implementou um protocolo em caso de suspeita ou ocorrência de concussão. Os ciclistas devem passar por uma avaliação inicial para identificar possíveis concussões, especialmente se o capacete estiver danificado ou sofrer uma queda grave.
A UCI busca informações da associação Suíça para determinar se esse protocolo foi seguido, de acordo com a fonte dinamarquesa Ekstra Bladet. Caso isso seja confirmado, existe uma forte possibilidade de que Küng não poderia ter sido autorizado a continuar competindo após o acidente. Podendo assim, haver consequências caso as orientações corretas, relativas ao protocolo de concussão não forem seguidas.
Relembre o acidente: