UCI reage fortemente à declaração da Bahrain Victorious após contratação de polêmico ciclista “é incorreta e enganosa”

Em agosto de 2023, Robert Stannard, então ciclista da equipe Alpecin-Deceuninck, foi suspenso provisoriamente pela União Ciclística Internacional (UCI) em razão de uma violação de doping ocorrida nos anos de 2018 e 2019.

Na ocasião, o atleta afirmou categoricamente que “nunca usou deliberada ou conscientemente uma substância proibida”. Para defender sua inocência, Stannard recorreu ao Tribunal Antidoping da UCI, onde buscou sua absolvição, no entanto, o veredito não foi favorável.

A UCI decidiu impor uma penalidade retroativa de quatro anos ao ciclista, o que impactou consideravelmente sua carreira. Um recurso apresentado ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) também não trouxe qualquer alívio ao atleta.

girodociclismo.com.br uci reage fortemente a declaracao da bahrain victorious apos contratacao de polemico ciclista e incorreta e enganosa robert stannard
Robert Stannard estava na Alpecin Deceunick

Equipe não reconheceu erro de ciclista

Apesar da punição, a natureza retroativa da penalidade permitiu que Stannard estivesse apto a competir novamente ao término do período de suspensão. Assim, em agosto de 2023, a equipe Bahrain Victorious anunciou a contratação de Stannard.

Em uma declaração oficial, o ciclista afirmou que nenhuma evidência concreta de doping havia sido apresentada contra ele. Além disso, a Bahrain Victorious apoiou seu novo membro, afirmando que não identificou nenhum erro ou irregularidade na conduta de Stannard.

Equipe anunciou chegada de Robert Stannard através das redes sociais

Forte reação da UCI

No entanto, a UCI que reagiu de forma contundente à declaração divulgada pela equipe. A UCI considerou as declarações tanto de Stannard quanto da equipe como “incorretas e enganosas”, reiterando a validade da penalidade imposta ao atleta e reforçando a postura rigorosa da instituição em relação às violações de doping.

Nota da União Ciclística Internacional (UCI)

“A UCI deseja enfatizar que, em 3 de junho de 2024, o Tribunal Antidoping da UCI concluiu que Robert Stannard cometeu uma Violação da Regra Antidoping (ADRV) pelo uso de uma substância proibida ou um método proibido devido a anormalidades inexplicáveis ​​em seu Passaporte Biológico (*) em 2018 e 2019 e que sua decisão é final.

Além disso, Robert Stannard teve a oportunidade de fornecer explicações escritas de apoio e evidências especializadas, tanto por escrito quanto durante uma audiência. O Tribunal rejeitou as explicações do ciclista e decidiu que ele usou uma substância e/ou método proibido, conforme evidenciado por seu Passaporte Biológico. De acordo com o Código Mundial Antidoping e as Regras Antidoping da UCI (UCI ADR), um período de suspensão de quatro anos foi imposto…..

Em consonância com o exposto acima, as alegações feitas pela Bahrain Victorious, como “nunca foi especificado se o ciclista é acusado de usar uma substância proibida ou um método proibido” e “por meio da análise de nossas equipes médicas não conseguimos concluir qualquer irregularidade” são claramente incorretas e enganosas.

É lamentável que a UCI seja colocada em uma situação de corrigir declarações de uma UCI WorldTeam relacionadas a um assunto tão importante quanto a luta contra o doping”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.