UCI suspende e multa ciclista holandês, caso prejudicou o português Diogo Narciso durante o Mundial
A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou a conclusão do processo disciplinar contra o ciclista de pista holandês Jan-Willem van Schip.
O atleta foi suspenso por um período de pouco mais de um mês, entre 27 de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025. Além da suspensão, Van Schip também deverá pagar uma multa como parte das sanções impostas pela entidade máxima do ciclismo.
Ultrapassagem sobre Diogo Narciso
A suspensão é resultado do comportamento de Van Schip durante o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista, realizado em outubro. O júri da competição desclassificou o ciclista por “condução perigosa”, na ultrapassagem ao português Diogo Narciso.
Entreyanto, a situação se agravou após o acontecimento. Segundo a emissora holandesa NOS, Van Schip teve um ataque de raiva no meio do velódromo, onde insultou a UCI enquanto “levantava os dois dedos médios no ar”.
Esse comportamento levou o júri a tomar medidas adicionais. Inicialmente, Van Schip foi classificado como o quarto colocado na prova vencida por Tobias Hansen. No entanto, devido a “insultos, ameaças e comportamento inadequado”, o ciclista foi desclassificado e retirado dos resultados da competição.
Van Schip nos Jogos Olímpicos de Paris
O polêmico holandês já havia sido desclassificado nos Jogos Olímpicos de Paris, após também apresentar uma pilotagem perigosa, conforme mostra o vídeo abaixo.
@viralvibes874 DESCALIFICADOS POR CONDUCTA ANTIDEPORTIVA 🙄🇳🇱🚴 Con esta acción de Jan Willem van Schip sobre Oliver Wood, el equipo neerlandés quedo eliminado en #Paris2024 durante la final de Ciclismo en su modalidad de Madison #ParísEsTuyo creditos : claro sports #olimpiadas ♬ Tension – Treefingers
Declaração Oficial da UCI
Em comunicado oficial, a UCI detalhou as razões para as punições. “Esta conduta, que foi realizada em local público e em resposta direta a uma decisão dos comissários da UCI, foi considerada uma violação dos artigos 12.4.010 e 12.4.017 (d) dos regulamentos da UCI, o que levou à suspensão de 27 de dezembro de 2024 a 1º de fevereiro de 2025 (incluído) e o pagamento de multa”, afirmou a entidade.
O comunicado também destacou que as deliberações são adicionais às decisões tomadas durante a competição. “Essas avaliações se somam às decisões de desclassificação e multas impostas pelos comissários pelo comportamento do piloto após a decisão inicial de sua exclusão. O Sr. Van Schip cooperou totalmente com o procedimento e recebeu a violação dos regulamentos da UCI.”
UCI statement on the incident involving Jan-Willem van Schip at the 2024 Tissot UCI Track World Championships https://t.co/TF0CQDXn9M pic.twitter.com/rnX37KBkU1
— UCI_media (@UCI_media) December 20, 2024
Retorno no Campeonato Europeu de Pista
Apesar da suspensão, Jan-Willem van Schip estará apto a competir no Campeonato Europeu de Ciclismo de Pista, que será realizado em Heusden-Zolder, na Bélgica, a partir de 12 de fevereiro de 2025. Esse evento será uma oportunidade para o ciclista retornar ao cenário competitivo e tentar reconquistar sua posição no esporte.