Um grave ocorrido no Tour do País Basco marcou de forma significativa a temporada de 2024. Entre os envolvidos estavam ciclistas como Primoz Roglic, Remco Evenepoel e Jonas Vingegaard.
Apesar da gravidade do incidente, eles conseguiram retornar às competições. Jay Vine (UAE-Team Emirates) no entanto, foi um dos últimos ciclistas a se recuperar.
Graves lesões na coluna
Jay Vine, que seria um dos principais gregários de Tadej Pogacar no Tour de France, sofreu lesões graves, incluindo uma fratura vertebral cervical e duas fraturas torácicas. Durante semanas, o ciclista australiano teve que usar um colar cervical.
Após um período de recuperação, ele foi liberado para voltar a pedalar, embora inicialmente apenas em subidas. Agora, Vine relata estar se sentindo cada vez melhor em cima da bicicleta.
Progresso e Treinamentos
Em uma atualização recente, Vine expressou sua satisfação com o progresso: “Já se passaram quatro semanas desde que os médicos me deram luz verde para voltar a pedalar. Agora, também posso compartilhar que estou gostando de andar de bicicleta novamente e posso voltar a fazer sessões normais de treino. É claro que nem sempre é linear e às vezes precisamos ajustar nossos planos, mas a equipe está em uma boa posição.”
Treinamento em altitude e planos para o futuro
Vine também comentou sobre sua experiência atual: “Estou me sentindo cada vez mais como eu mesmo. Mas o mais importante é que estou me divertindo novamente na moto. Atualmente, estou fazendo um estágio em altitude com a equipe, onde estamos realizando sessões de treinamento de boa qualidade.”
Data de retorno ainda incerta
Apesar do progresso, Vine permanece cauteloso quanto ao seu retorno completo às competições: “Ainda não tenho uma data específica de quando retornarei. Estamos vivendo isso dia após dia, semana após semana, mas certamente estou ansioso para usar uma camisa novamente no curto prazo.”