Mathieu van der Poel está prestes a competir no Tour de France pela terceira vez em sua carreira e tem grandes ambições de conquistar a camisa amarela durante a etapa de abertura da corrida no País Basco. No entanto, quando se trata de levar essa camisa até Paris, ele encontra dificuldades em ignorar seu bom amigo Tadej Pogačar.
“Ele é uma pessoa muito legal”, afirmou em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf. “Tadej é um dos ciclistas mais talentosos que já vimos. Vencer o Tour e a Ronde [Flandres] nos dias de hoje é algo realmente especial. O que ele realiza é impressionante. Além disso, ele age de forma muito simples. Se você o conhecesse, não imaginaríamos que ele é um dos melhores ciclistas do mundo. Ele é muito esportivo? Sim, isso é um pouco incomum nos dias de hoje.”
A dupla se encontrou em algumas clássicas da primavera no início deste ano, com Mathieu van der Poel conquistando a vitória na Milano-Sanremo e Tadej Pogačar triunfando no Tour de Flandres. “Temos que lutar muito durante as corridas, mas também devemos ser capazes de nos respeitar mutuamente. Também nos encontramos com frequência, é um mundo pequeno”, explica o ciclista da Alpecin-Deceuninck.
“Uma semana depois, teremos que competir um contra o outro novamente”, continua van der Poel. “Existem alguns ciclistas no pelotão que são um pouco tolos, mas os pilotos que estão na frente têm menos problemas do que aqueles que estão lutando para alcançá-los. Acredito que isso se deva, em parte, ao nosso papel de exemplo.”
E no que diz respeito ao Tour de France? Como mencionado anteriormente, em outra matéria do Giro do Ciclismo, Mathieu van der Poel tem ambições de conquistar a Maillot Jaune no País Basco e também planeja trabalhar em equipe com seu companheiro Jasper Philipsen.
“Eu gosto de liderar o Jasper, mas nem sempre é fácil”, afirma Van der Poel. “É preciso estar constantemente atento, pois não é isento de riscos. É uma questão de estar atento e posicionar-se corretamente, então é preciso ter cuidado. No entanto, é necessário assumir riscos para se destacar na frente. Eu acredito que sou uma boa ajuda para o Jasper. Posso abrir caminho para ele e temos uma boa sintonia. Ele é meu melhor amigo nas corridas? Definitivamente, ele é um dos meus melhores amigos.”