A 3ª etapa da Volta ao País Basco terminou envolta em controvérsia, após uma manobra ousada de Alex Aranburu (Cofidis) que, por poucos segundos, parecia ter garantido sua vitória. No entanto, uma decisão posterior do júri acabou tirando dele o triunfo e entregando a vitória ao francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ).
Um atalho que chamou atenção
Faltando 1,5 km para o fim da etapa, o ciclista basco Alex Aranburu lançou um ataque determinado em busca da vitória. A oportunidade de ampliar sua vantagem surgiu ao se aproximar de uma rotunda (rotatória no Brasil), onde Aranburu optou por seguir pelo lado direito – uma escolha que contrariava a sinalização no local, mas que, segundo ele, seguia o roteiro oficial da prova.
Ignorando os sinalizadores
Ao escolher o lado direito da rotatória, Aranburu passou por cones e ignorou os sinalizadores, que indicavam o trajeto pela esquerda. A decisão lhe rendeu um ganho estimado de um a dois segundos, tempo suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
Após longa deliberação, o júri da corrida anunciou a decisão: Alex Aranburu seria rebaixado para a 10ª posição, e a vitória da etapa seria atribuída a Romain Grégoire.
Assista a manobra e a chegada
OFICIAL: "Aranburu se queda sin victoria en la Itzulia tras la decisión de los jueces" Por este movimiento le quitaron la victoria a Aranburu. El francés Romain Gregoire ha sido declarado vencedor de la tercera etapa tras ser descalificado Alex Aranburu.🥹 https://t.co/X4sVFf5m2e pic.twitter.com/67iwv35IpG
— ⚡MazaCiclismo⚡ (@RuedaPedal) April 9, 2025
Resultados da 3ª etapa da Volta ao País Basco
