Vencedor da Dwars door Vlaanderen recebe críticas nas redes sociais e não deixa sem resposta “deveríamos jogar a toalha?”
A Dwars door Vlaanderen 2024 ficará marcada como uma corrida de altos e baixos, destacando-se tanto pela queda dramática de ciclistas como Wout van Aert, Mads Pedersen e Jasper Stuyven, quanto pela notável vitória de Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike).
Críticas nas Redes Sociais após a vitória
Matteo Jorgenson, o ciclista americano, não apenas deu sua versão dos eventos na coletiva de imprensa após a corrida, mas também usou suas redes sociais para responder às mensagens que recebeu, que variavam entre parabéns e críticas.
O principal ponto de discussão da corrida, porém, foi sem dúvida uma enorme queda no meio da corrida que viu vários favoritos abandonarem, incluindo o líder da equipe de Jorgenson, Wout Van Aert.
“Então, sobre ontem… eu realmente quero desejar a todos que tiveram o melhor em suas recuperações individuais, por mais longas e árduas que sejam”, reflete o americano por meio de uma postagem em sua conta oficial do X (Twitter).
“Foi um grande alívio receber a notícia após a chegada de que ninguém estava em estado crítico. Tendo visto a queda em primeira mão, imaginei um resultado muito pior.”
No entanto, relativamente pouco depois da queda, Jorgenson respondeu à diversas pessoas que o criticaram por continuar acelerando após o ataque:
“Para responder a algumas das críticas que recebi por continuar a correr depois. Depois de alguns segundos de choque, tendo escapado por pouco, tentei ao máximo me livrar disso”, responde Jorgenson aos críticos.
“Quando chegamos ao pé do Kanarieberg, senti alguma responsabilidade de honrar o que aconteceu nisso. As horas de trabalho, o planejamento, as madrugadas investidas por nossa equipe e, claro, por todos os companheiros de equipe que gastaram 150 mil morrendo no vento para nos levar à frente… Por que eu iria desperdiçar tudo isso? Já perdemos nosso líder, nosso ciclista mais forte e o coração de nossa equipe clássica, deveríamos então apenas jogar a toalha? “
“Estou orgulhoso de como Tiesj Benoot e eu continuamos a lutar e espero que tenhamos honrado a exibição que Wout van Aert planejava fazer”, conclui Jorgenson. “De qualquer forma, nos vemos no domingo, onde toda a Visma-Lease a Bike tentará deixá-lo orgulhoso.”
Situação de m&rd@
Na conferência de imprensa, Jorgenson foi questionado sobre seus sentimentos contraditórios em relação à sua vitória. Ele respondeu:
“Isso mesmo. É uma situação de merda porque foi uma queda muito feia. Eu estava logo atrás disso, mas decidi tirar o melhor proveito disso. Quando vi Wout cair, já tive a sensação de que não o veríamos novamente. Foi uma queda grave”.
“Eu e Tiesj (Benoot, colega de equipe) ainda estávamos lá, então tínhamos que tentar alguma coisa. Eu disse isso a Tiesj imediatamente, mas foi um pouco difícil mudar. Não vou mentir sobre isso, mas ainda tínhamos que tentar. Em última análise, vencer foi um gesto simpático para com Wout, ou pelo menos uma tentativa de fazê-lo.”
Testemunho de Jorgenson sobre o Momento da Queda
Quando perguntado sobre o que aconteceu exatamente no momento da queda, Jorgenson deu sua visão dos eventos:
“Foi uma situação que acontece em competições, na minha opinião. Nestas corridas há certos pontos onde todos querem ocupar o seu lugar na frente. Então estávamos todos brigando, com alguns caras batendo uns nos outros em alta velocidade. Então não havia mais nada que pudesse ser feito, na minha perspectiva. Não acho que seja culpa de ninguém.”