A temporada de 2024 tem sido marcada por dificuldades para Dylan van Baarle (Visma-Lease a Bike), o especialista em clássicos que enfrentou mais um revés durante a Vuelta a España. Na 2ª etapa da competição, o holandês sofreu uma queda grave, resultando em uma fratura no quadril que o obrigou a abandonar a corrida.
Velocidade reduzida não impediu gravidade do acidente
No podcast In Koers, do Algemeen Dagblad, Van Baarle compartilhou detalhes sobre a queda e os desafios subsequentes. “Tudo aconteceu tão rápido, estávamos entre 15 e 20 quilômetros por hora, mas de repente minha roda dianteira deslizou e eu caí no chão”, relatou.
“Imediatamente senti que algo estava errado. Já quebrei ou rasguei algo nessa área antes e tive os mesmos sintomas. Eu não consegui me levantar e fui puxado por um espectador.”
Ele revela ainda que tentou terminar a etapa, sem sucesso. “Depois, quando estava na bicicleta, percebi que meu lado direito não estava funcionando. Eu estava pedalando sem rumo.” Após abandonar a competição antes da linha de chegada, ele foi transportado para o hospital mais próximo, onde foram diagnosticadas duas fraturas no púbis do holandês.
“Preciso de ajuda para tudo”
Aos 32 anos, o vencedor da Omloop Het Nieuwsblad (2023) e da Paris-Roubaix (2022) se encontra em um difícil um processo de reabilitação. “Quando desci da bicicleta fiquei muito triste. Depois disso, eu simplesmente não conseguia entender a gravidade. Demorou alguns dias para que tudo fosse absorvido.”
“Voei para a Holanda para que minha mãe pudesse me ajudar um pouco. Comprar comida e coisas assim. Nos primeiros dias, eu realmente queria ver ou falar com o mínimo de pessoas possível e praticamente fiquei sentado em casa.”
“Preciso de ajuda para tudo. Se não é das pessoas ao meu redor, então é de algumas muletas. Eu também tenho um andador. Parece loucura, mas já me trouxe muito prazer”.
Encerramento de 2024 e olhos em 2025
“Acho que é melhor encerrar este ano e olhar para a próxima temporada. Tenho que ficar em forma, voltar a gostar de andar de bicicleta e depois olhar para a próxima temporada com nova coragem”, finalizou Van Baarle, sem esconder sua esperança de dias melhores.