Vencedor de 10 etapas do Tour de France luta pela inclusão de equipe no Tour 2025 “queremos mostrar que levamos isso a sério”
A equipe norueguesa Uno-X Mobility, espera participar do Tour de France pela terceira vez consecutiva, em 2025. No entanto para isso a equipe, precisa de um convite dos organizadores, a ASO, já que não pertence ao World Tour.
Com vagas garantidas para Israel-Premier Tech e Lotto-Dstny devido às suas posições na classificação UCI, o Pro Team disputará um dos dois convites restantes, enfrentando duas fortes concorrentes, a suíça Tudor Pro Cycling e a equipe francesa TotalEnergies.
“Queremos mostrar que levamos isso a sério”
Na tentativa de fortalecer suas chances de receber um dos convites, sete representantes da Uno-X Mobility, incluindo o Diretor Geral Thor Hushovd e o presidente da gigante norueguesa Reitan Retail (principal patrocinador da equipe), Ole Robert Reitan, estiveram presentes na apresentação da rota do Tour de 2025 em Paris.
“Ainda não recebemos o convite, infelizmente. Queremos conhecer a ASO, a gerência e o organizador, conversar com eles e mostrar que levamos isso a sério”, afirmou Hushovd, vencedor de 10 etapas do Tour de France entre 2002 e 2011, em entrevista ao canal norueguês TV2.
“Estar presente e apenas ser visível é importante. Havia poucos atletas aqui. Isso mostra que levamos isso a sério e apreciamos a ASO como organizadora. Estamos lutando para receber esse convite mais uma vez.”
Forte concorrência com Tudor e TotalEnergies
A rica equipe suíça Tudor investiu pesado para fortalecer sua candidatura ao Tour de 2025, contratando nomes de peso como Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Marc Hirschi (UAE Team Emirates). A equipe é liderada por Fabian Cancellara, antigo rival de Hushovd nas Clássicas, e busca seu primeiro convite para o Tour de France.
Já a TotalEnergies, que compete em todas as edições do Tour desde 2000, tem a vantagem de ser uma equipe local.
Apesar desses desafios, Hushovd mantém-se otimista. “O pressentimento ainda é muito bom, mas é preciso levar a sério que a Tudor contratou dois ciclistas extremamente bons, Hirschi e Alaphilippe. Mas, ao mesmo tempo, tivemos uma temporada brilhante”, comentou.
Diretor do Tour revela que recebeu mensagens de Hushovd
O chefe da ASO, Christian Prudhomme, admitiu a dificuldade na escolha das equipes para o wild card de 2025. “Às vezes é muito fácil, mas não será assim este ano”, afirmou ele.
Prudhomme também destacou o desempenho do Uno-X Mobility no Tour de 2024, elogiando a participação de Thor Hushovd: “Fiquei impressionado [com a Uno-X Mobility] e recebi algumas mensagens de Thor Hushovd”.
Camisa de Líder de Montanha no Tour de France 2024
Durante o Tour de 2024, a Uno-X se destacou com Jonas Abrahamsen vestindo a camisa de montanha da 1ª à 10ª etapa. Alexander Kristoff, ciclista mais experiente da equipe e de onze edições do Tour de France, reforça a confiança na presença do Uno-X no Tour.
“Se formos considerar em termos esportivos, hoje sinto que estamos dentro”, disse o ciclista de 37 anos, embora reconheça os desafios com a Tudor e a TotalEnergies. “É uma batalha um pouco mais difícil. A Tudor contratou muitos bons pilotos e estamos lutando contra a Total, que é francesa.”
Kristoff ainda ressalta a importância do Tour para os patrocinadores e para a visibilidade da equipe. “É importante em termos de patrocínio e visibilidade. Será uma derrota (não receber um convite), já que estivemos envolvidos por dois anos”, concluiu.