Vencedor de 5 etapas do Giro d’Italia descarta aposentadoria aos 35 anos “meu sonho é vencer uma etapa do Giro 2025”
Elia Viviani (INEOS Grenadiers), 35 anos, possui uma trajetória de sucesso inquestionável no ciclismo, tanto nas competições de estrada quanto nas pistas. O italiano, que já venceu 5 etapas do Giro d’Italia, além de 3 etapas da Vuelta e uma etapa do Tour de France (2019), ainda não está pronto para deixar as competições e segue alimentando ambições e sonhos.
Em entrevista ao canal italiano Bikechannel, ele revelou sua intenção de continuar competindo em alto nível e de realizar objetivos específicos, especialmente voltados para o Giro d’Italia e os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles
Viviani consolidou seu nome entre os sprinters mais rápidos do pelotão e também se destacou no ciclismo de pista.
Em 2021 e 2022, o italiano conquistou o título de Campeão Mundial na prova de eliminatórias, além de ter garantido uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, na prova de Madison e, mesmo aos 35 anos, ainda pretende competir nos próximos Jogos Olímpicos.
“Espero estar lá novamente em quatro anos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles”, afirmou o ciclista, sinalizando que o ciclismo de pista continuará a ser uma prioridade em sua carreira.
A pista ajuda a estrada?
“Com certeza, em termos atléticos e técnicos. Aplica-se também a outras disciplinas: Mountain Bike e Ciclocross. Eles são todos complementares. O início da pista dá explosividade na estrada. A técnica de andar de bicicleta sem freio com marcha fixa na pista, ajuda você a ficar mais alerta em grupo. O mesmo vale para o Mountain Bike.”
É possível fazer tudo?
“A especialização faz a diferença. Você não precisa sair da pista ou apenas fazer a pista. Você tem que decidir quais provas colocar em sua carreira. Isto é o que Jonathan Milan e Filippo Ganna devem fazer. Para ambos, o próximo passo é conquistar um Monumento e uma etapa do Tour de France. As escolhas podem ser diferentes de ano para ano. Como eu fiz.”
“Quero ganhar uma etapa no Giro d’Italia 2025”
Embora não planeje deixar as pistas, Viviani revelou que ainda tem objetivos a alcançar na estrada. Ele revelou o interesse em retornar ao Giro d’Italia, a competição mais importante para ciclistas italianos e onde já venceu 5x em 2015 e 2018.
“Gostaria de voltar ao Giro d’Italia no próximo ano. Ganhar uma etapa do Giro é realmente o meu sonho”, declarou Viviani.
O ciclista relembra com carinho as vitórias de 2018, quando conquistou quatro etapas da corrida italiana e viveu momentos inesquecíveis no seu país. “Quero reviver as emoções de 2018, que agora estão longe.”
Futuro incerto na INEOS Grenadiers
Um dos pontos em aberto para Viviani é a equipe com a qual tentará realizar seu sonho de competir e vencer novamente no Giro.
Seu contrato com a equipe britânica INEOS Grenadiers está no fim e ainda não há uma definição sobre uma possível renovação. Até o momento, Viviani não recebeu confirmação para estender o contrato com a formação britânica, o que deixa incerto seu futuro na estrada e a possibilidade de vestir outra camisa em 2025.