Vencedor de etapa da Vuelta a España revela drama pessoal “pensei em encerrar a carreira, eu cheguei ao fundo do poço”
Florian Sénéchal chegou à equipe francesa Arkéa-B&B no início da temporada, proveniente da Soudal Quick-Step, para ser o principal líder nas provas Clássicas. No entanto o francês Campeão Nacional de Estrada em 2022, enfrentou um período difícil, devido às quedas seguidas, além de contrair Covid 19 durante o Criterium du Dauphiné e ser retirado da equipe que iria ao Tour de France.
Quedas e perda de confiança
A temporada do Sénéchal foi prejudicada por duas quedas em um curto intervalo, que o abalou profundamente. “Eu não sabia mais correr, nem somente andar de bicicleta”, admitiu o ciclista em uma entrevista ao jornal francês Le Télégramme.
“A partir daquele momento, perdi completamente a autoconfiança. Nunca experimentei nada assim desde a minha estreia nos profissionais”, afirmou o vencedor da 13ª etapa da Vuelta a España 2021.
“Eu realmente cheguei ao fundo do poço”
O impacto das lesões e a perda de confiança levaram Florian Sénéchal a um ponto crítico em sua carreira. Ele descreveu o período como o mais sombrio que já viveu. “Eu nunca estive tão fundo antes. Eu realmente cheguei ao fundo do poço”, recordou.
“Sem a ajuda das pessoas ao meu redor e da equipe, eu teria afundado. Simplesmente não consegui mais trabalhar mentalmente”, explicou o ciclista, que chegou a considerar a aposentadoria.
“Pensei em encerrar a carreira”
A profundidade de sua crise emocional foi tal que Sénéchal cogitou encerrar sua carreira. “Pensei em encerrar minha carreira. Eu estava perto do esgotamento. Eu era sensível a tudo e queria desistir de tudo. Eu estava perdido” admite o ciclista de 31 anos.
Busca por vingança em 2025
Felizmente, as coisas melhoraram para Florian Sénéchal, que agora está focado em um retorno vitorioso em 2025. O ciclista declarou sua determinação em superar os obstáculos e reconquistar seu lugar nas competições. “Estou em busca de vingança esportiva no próximo ano. Eu não tenho outra escolha. O contador voltou a zero”, afirmou ele com esperanças renovadas para a próxima temporada.