Vencedor de etapa do Giro lança a polêmica “Mathieu Van der Poel é melhor que Tadej Pogacar em provas de um dia”
O ex-ciclista Filippo Pozzato, vencedor de corridas importantes como a Milan-San Remo, da Tirreno Adriatico além de uma etapa do Giro d’Italia, analisou as atuações de Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel na temporada de 2024.
Em entrevista ao WielerFlits, Pozzato defendeu Pogacar das críticas ao seu domínio e destacou a força de Van der Poel, apesar de uma temporada perfeita de Pogacar ter ofuscado seu desempenho. “Ele (Van der Poel) teria vencido o Vélo d’Or, mas não teve sorte com a temporada perfeita de Pogacar”, afirmou Pozzato.
Seria melhor se Remco tivesse vencido a Il Lombardia
Após a Il Lombardia, o domínio de Tadej Pogacar continuou a ser um tema de discussão. Muitas pessoas se perguntam se sua hegemonia é saudável para o esporte. Pozzato, vê isso de forma positiva. “Acho que é bom para o esporte. Tadej é um grande campeão. Eu realmente gosto dele como ciclista”, disse.
O ex-ciclista italiano confessou que teria preferido ver Remco Evenepoel vencendo a Il Lombardia, apenas para adicionar mais emoção à temporada. “Teria sido melhor para o torcedor se Remco tivesse conseguido vencê-lo ou desafiá-lo”, acrescentou.
Apesar disso, Pozzato destacou sua admiração por Pogacar, não escondendo a excitação ao ver suas performances. “Depois do ataque dele no Campeonato Mundial, mandei uma mensagem para meus amigos dizendo: ‘Isso é loucura, né?!’ Não é possível vencer nesta situação”, brincou.
A temporada perfeita de Pogacar
Quando questionado sobre o que o futuro reserva para Pogačar, Pozzato acredita que será difícil para o esloveno repetir o sucesso de 2024.
“Quando ele pensa em atacar, ele o faz imediatamente. Sejam 100 ou 10 km… É a mesma coisa para ele. Mas agora ele é capaz de fazer isso porque é muito mais forte que todos”, explicou Pozzato.
No entanto, ele ressaltou que manter o nível será desafiador: “Acho que será difícil para ele confirmar o que conseguiu no próximo ano. Esta foi realmente a temporada perfeita para Pogacar.”
O desejo de assistir Pogacar em clássicas de um dia
Conhecido por seu amor pelas clássicas, principalmente belgas, Pozzato expressou o desejo de ver Pogacar competindo em corridas como o Tour de Flandres e Paris-Roubaix com a camisa de campeão mundial.
“Certamente seria maravilhoso para o ciclismo se o Campeão Mundial corresse o Tour de Flandres e na Paris-Roubaix. Acho que a Paris-Roubaix será difícil para ele, mas se ele correr como está fazendo agora, também estará na frente”, afirmou.
Para Pozzato, a experiência não será o fator decisivo nessas corridas. O que importa será o estado físico de Pogacar. “Se ele tiver pernas melhores que os outros, é simples. Então você sempre estará na frente”, concluiu.
“Mathieu Van der Poel é o melhor ciclista para corridas de um dia”
Embora Pozzato tenha enaltecido Pogacar, ele acredita que Mathieu van der Poel é o melhor ciclista para as corridas de um dia. “Tadej pode se mostrar em qualquer lugar… Mas acho que Mathieu van der Poel é realmente o melhor ciclista para corridas de um dia”, opinou.
“Ele estava muito mais forte do que o normal no Campeonato Mundial. Foi uma corrida difícil e ele estava bem. Se ele pudesse ter saltado na roda de Pogacar, ele teria vencido, certo?”, finalizou com uma afirmação no mínimo polêmica, Filipo Pozzato.