Vencedor de etapa do Tour de France não cita Pogacar e elege sucessor de Eddy Merckx, “não houve outro ciclista tão bem sucedido”
A temporada de 2024 foi histórica para Tadej Pogacar, consolidando-se como uma das maiores campanhas individuais da história do ciclismo. O esloveno, devido ao seu desempenho excepcional, passou a ser frequentemente comparado ao lendário Eddy Merckx.
No entanto, Jens Voigt, ex-ciclista profissional, que conquistou vitórias em duas etapas do Tour de France (chegando a vestir a Maillot Jaune), e atualmente trabalha como analista para o Eurosport, outro nome merece o título de “herdeiro de Merckx” no pelotão atual.
“A primeira pessoa que me vem à mente é Marianne Vos”
Em análise para o Eurosport Alemanha, Jens Voigt revelou sua “GOAT”, Marianne Vos (Visma-Lease a Bike), como a verdadeira sucessora de Merckx. “A primeira pessoa que me vem à mente é Marianne Vos”, afirmou o alemão de 43 anos, ao refletir sobre a temporada de 2024.
“Se alguma vez um atleta – neste caso, uma atleta – mereceu o atributo ‘GOAT’ (maior de todos os tempos), ao lado de Babe Ruth (Beisebol), Michael Jordan ou Eddy Merckx, então essa pessoa é a holandesa.”
Carreira com 255 vitórias no ciclismo de estrada
Aos 37 anos, Mariane Vos (3x Campeã Mundial, 2006, 2012 e 2013) adicionou 7 vitórias ao seu currículo em 2024. Entre os triunfos mais notáveis estão a Omloop Het Nieuwsblad, a Dwars door Vlaanderen, a Amstel Gold Race e duas etapas da Vuelta a España.
Com esses resultados, a holandesa chegou ao número impressionante de 255 vitórias, somente no ciclismo de estrada. Incluindo conquistas em diversas outras disciplinas, o total de triunfos de Vos é ainda maior.
Mariane Vos 14 vezes Campeã Mundial
Jens Voigt fez questão de ressaltar a versatilidade e a longevidade da carreira da ciclista holandesa. “Na primavera, ela venceu o Dwars door Vlaanderen de forma convincente, que foi sua 250ª vitória, e ainda somou mais algumas ao longo da temporada”, comentou Voigt.
Ele também enfatizou os feitos de Vos fora do ciclismo de estrada: “Ela é bicampeã olímpica e 14 vezes Campeã Mundial: na estrada, no elódromo, no ciclocross e no gravel.”
“Não houve outro ciclista desde Merckx, tão bem-sucedido”
Voigt, que acumulou 59 vitórias em sua própria carreira, concluiu: “Provavelmente, não houve outro ciclista desde Merckx com uma carreira tão longa e bem-sucedida. Um dos destaques para mim este ano foi ver Vos voltar a vencer.”
Apesar de um calendário intenso em 2024, Marianne Vos ainda não parece estar pronta para desacelerar. Após quase 2 anos longe do ciclocross, a 8 vezes Campeã Mundial da modalidade, retorna às competições neste domingo, em Besançon.
Sua participação pode ser um prenúncio de uma possível tentativa de conquistar o título do Campeonato Mundial de Ciclocross no início de 2025.