Vencedor de etapa do Tour lança a polêmica sobre Jogos Olímpicos “apenas jovens ciclistas ou amadores deveriam ir”
Jens Voigt, ex-ciclista profissional que conquistou vitórias em duas etapas do Tour de France e uma etapa do Giro d’Italia, atualmente trabalha como analista para a Eurosport nos Grand Tours. Aos 52 anos, ele é conhecido por relatar os eventos de forma objetiva, sem expressar muitas opiniões pessoais.
No entanto, em uma entrevista para o jornal italiano Tutto Bici, Voigt compartilhou sua visão sobre a participação de ciclistas profissionais nos Jogos Olímpicos.
Participação somente de jovens ou amadores
Voigt acredita que a competição olímpica deve ser destinada apenas a jovens ciclistas ou amadores, excluindo os profissionais. “Na minha opinião, apenas jovens ciclistas ou amadores deveriam ir aos Jogos”, argumentou Voigt.
“Para mim não faz sentido que os profissionais participem da corrida olímpica de estrada. Todos os anos já têm três Grand Tours, cinco Monumentos, um Campeonato Europeu e um Campeonato Mundial para escolher. E o Campeão Olímpico nem sequer tem a oportunidade de usar um símbolo de sua vitória para poder exibi-la pelas ruas”, complementou.
Patrick Lefevere, CEO da Soudal Quick-Step concorda com Voigt e afirma “eu pago meus profissionais o ano todo, mas em ano olímpico eu os perco por quase um mês”.
90 ciclistas em prova de 273 quilômetros
Além de sua visão sobre quem deve competir, Voigt também criticou o formato da corrida de estrada olímpica, especialmente a planejada para Paris. “Acho que é um erro tolo ter 90 ciclistas participando de uma corrida de 273 km. O que eles estão pensando? Ameaça se tornar uma corrida chata, na qual apenas algumas pessoas terminarão a corrida.”
Voigt sugere um percurso muito mais curto. “Se você quer fazer isso com tão poucos ciclistas, deveria ter uns 50 quilômetros de percurso. Agora você tem Mathieu van der Poel e Remco Evenepoel como favoritos, mas Tadej Pogacar já não está participando e alguém como Tom Pidcock prefere a corrida olímpica de Mountain Bike.”