Thibau Nys teve um início impressionante na temporada de Ciclocross, alcançando três vitórias consecutivas. No entanto, o desgaste físico e as dores nas costas começaram a afetá-lo, levando o ciclista belga a realizar ajustes em sua programação e priorizar o descanso antes de se lançar em outras competições neste inverno europeu.
“Hoje não tive pernas. As últimas semanas não foram muito ruins. Fiquei em sexto lugar em Boom e Dublin, mas hoje senti que a bateria estava completamente vazia. E pode demorar um pouco, até que ela seja recarregada.” Nys compartilhou com Het Laatste Nieuws.
“Não acho que isso seja algo que eu possa resolver em uma ou duas semanas.” A mensagem parece clara: Nys vai descansar um pouco e provavelmente tentará reconstruir a sua forma mais uma vez, antes de retomar a competição.
“Não devemos entrar em pânico imediatamente. Tenho que conversar primeiro com meu treinador. Mas é um fato que agora estou completamente paralisado”, admite.
“Ainda pode ser recuperável, mas mudanças drásticas terão que acontecer. Ainda é cedo. Não devo tomar decisões precipitadas, mas posso acrescentar uma semana. Fisicamente, realmente acabou. Provei em Boom e em Dublin que Posso lutar, mas fisicamente não consigo mais fazer isso.”
Treinador fala abertamente ao Sporza
“Já é hora de desligar a tomada”, diz o treinador Paul Van Den Bosch ao canal belga Sporza. “Essa é a única escolha se ele indicar que não há mais nada a fazer. Ele ainda não está cronicamente cansado, mas para evitar que isso aconteça, deve parar agora”.
“O que está acontecendo não é anormal. Pensámos que poderíamos lidar com isso agendando menos jogos. No entanto, não devemos discutir isso: não queremos deixar Thibau bater a cabeça na parede por mais uma temporada inteira.”