Veneto Classic: Magnus Cort frustra planos da UAE e vence última prova europeia de estrada, confira os resultados e a chegada
Magnus Cort (Uno-X Mobility), venceu a última competição europeia de estrada da temporada de 2024, o Veneto Classic. Após mais de 190 km de percurso, Cort acelerou na última ascensão em Bassano del Grappa e cruzou a linha de chegada sem adversários.
A vitória foi resultado de uma performance impressionante, já que Cort esteve na fuga desde o início e conseguiu resistir à intensa perseguição, principalmente da UAE Team Emirates, que tentava levar Marc Hirschi, em sua última competição com a equipe, à vitória.
Romain Grégoire (Groupama-FDJ), ficou na 2ª posição, enquanto Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), completou o pódio na 3ª coclocação.
Veneto Classic
O Veneto Classic de 2024 teve uma extensão total de 197 kms e incluiu 1.850 metros de ganho de elevação, no entanto a parte mais exigente da prova foi o circuito final ao redor de Bassano del Grappa.
Nos últimos 65 km, os atletas tiveram que subir a íngreme La Tisa, uma escalada de 300 metros com 11% de inclinação média, quatro vezes. A parte final do percurso ainda ainda apresentava a difícil Fazenda Diesel, uma subida não pavimentada de 1,2 km, também com 11% de inclinação, seguida do Contra Soarda, com 400 metros a 10%.
A fuga do dia
Logo no início da prova, seis ciclistas formaram a fuga do dia: Anders Foldrager (Jayco AlUla), Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Alexis Gougeard (Cofidis), Kyrylo Tsarenko (Corratec-Vini). Fantini) e Riccardo Biondani (Armazém Geral-Essegibi-F.Lli Curia).
O grupo chegou a abrir mais de 3min de vantagem sobre o pelotão, que era controlado principalmente pela UAE Team Emirates, com a ajuda do Groupama-FDJ e Polti Kometa. No entanto, conforme o circuito final se aproximava, a vantagem dos escapados começou a diminuir, principalmente com a chegada dos favoritos da corrida.
A cerca de 40 km da meta, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) atacou no pelotão, conseguindo uma separação. Apesar disso, ele ainda estava a dois minutos dos líderes da fuga. A mais de 20 quilômetros do final, um grupo de elite, incluindo Filippo Baroncini, Davide De Pretto, Lorenzo Rota, Simone Gualdi e George Bennett, saiu do pelotão, mas as diferenças aos líderes permaneceiam.
Subidas decisivas na reta final
Nas subidas finais, especialmente na Fazenda Diesel, Magnus Cort conseguiu atacar os companheiros de fuga. Atrás dele, o grupo liderado por Hirschi tentou diminuir a vantagem.
Cort chegou à última subida, o Contra Soarda, com uma vantagem de 30 segundos sobre o grupo perseguidor, que incluía Hirschi, Zana, Grégoire, Pellizzari, Bayer e Meurisse. Mesmo com a pressão de Grégoire, que conseguiu reduzir a diferença para 15 segundos, a vitória de Cort já estava garantida.
O norueguês cruzou a linha de chegada em Bassano del Grappa, conquistando o título da última prova europeia de 2024, seguido de perto por Grégoire em segundo e Meurisse em terceiro.
Marc Hirschi, finalizou a prova na 4ª posição, encerrando seu ciclo na UAE Team Emirates.