Jorgen Nordhagen, o norueguês, que acaba de completar seu 19º aniversário no último dia 10 de janeiro, é um atleta verdadeiramente singular. Nordhagen demonstra um talento incrível para o esporte, destacando-se em duas modalidades: Esqui Cross-Country e Ciclismo.
Resultados impressionantes do Esqui Cross-Country e no Ciclismo
Em janeiro de 2023, ele conquistou um precoce 8º lugar no Campeonato Norueguês de Esqui Cross-Country na categoria Elite, uma conquista monumental.
Poucos meses depois, surpreendentemente, ele alcançou vitórias nas principais corridas do circuito sub-19 de ciclismo, incluindo a Eroica Juniores (onde venceu 2 das 3 provas) e o Course de la Paix Juniors. Seu potencial excepcional o levou a assinar contrato com a Visma-Lease a Bike.
Resultados vem mesmo sem dedicação exclusiva
Nordhagen dedica apenas 50% de seu ano ao ciclismo, já que ainda compete no Esqui Cross-Country durante todo o inverno. No entanto, o prodígio norueguês está diante da decisão crucial de encerrar sua carreira no cross-country, para concentrar-se exclusivamente no ciclismo.
Segundo informações do canal norueguês TV2, Nordhagen planeja encerrar sua carreira de esqui cross-country após o Campeonato Mundial, que ocorrerá no início de fevereiro.
Escolha pelo Ciclismo
“Escolhi meu esporte. Será gratificante participar das corridas e saber que dei o meu melhor para alcançar meu máximo no ciclismo”, afirma Nordhagen. Ele revela que a oportunidade de pedalar com a Visma-Lease a Bike fez com que percebesse que sua carreira no Esqui Cross-Country, estava chegando ao fim. “Eu queria apresentar um desempenho notável no cenário mundial antes de encerrar definitivamente.”
Treinador norueguês de esqui, não esconde seu desapontamento
No país onde o esqui cross-country é o esporte dominante, a partida de Nordhagen é recebida com grande desapontamento. “Todos gostaríamos de mantê-lo conosco, mas em termos salariais, não temos a capacidade de competir”, explica Eirik Myhr Nossum, o treinador nacional.