Durante a última temporada, a Visma-Lease a Bike lançou uma iniciativa ousada no mundo do ciclismo: uma sala de controle móvel que representava uma nova abordagem para analisar percursos e processar dados em tempo real durante as competições.
Apesar de sua inovação, a União Ciclística Internacional (UCI) iniciou rapidamente uma investigação sobre o projeto. Pouco depois, uma Van equipada onde a operação acontecia teve o seu acesso negado ao Tour de France.
Continuidade do sistema em 2025, com ajustes
Apesar da polêmica, a seleção holandesa continuará utilizando o sistema na próxima temporada. No entanto, haverá mudanças significativas. O projeto não será mais operado em uma van especialmente equipada, como nas competições anteriores.
“A ideia era reunir informações de forma eficiente e em tempo real”, explicou Mathieu Heijboer, chefe de desempenho da Visma-Lease a Bike ao Wielerflits. A van contava com a presença de um analista de dados e um treinador de equipe, ambos em constante comunicação com o líder da equipe no carro de apoio, posicionado atrás do pelotão.
Com as informações processadas pela Sala de Controle, a equipe poderia ajustar sua estratégia de corrida ao vivo, adaptando-se rapidamente às situações de emergência.
Projeto permanecerá em Den Bosch
“Avaliamos o projeto neste período de inverno. Uma das conclusões é que o valor acrescentado de utilizar um autocarro móvel não é muito grande. A van da Sala de Controle dificilmente será vista novamente no próximo ano”, revelou Mathieu Heijboer.
“Mas o projeto permanece. Vamos criar um espaço no nosso centro de alto desempenho em Den Bosch (Holanda). Toda a tecnologia está disponível lá, temos uma boa ligação à Internet e poderemos nos comunicar com os carros líderes da equipe.”