Visma-Lease a Bike rompe acordo com novo contratado, ciclista teve contrato de 500.000 € cancelado e agora busca equipe
O ciclista holandês Mike Teunissen (Intermarché-Wanty) não fará parte da Visma-Lease a Bike em 2025. Inicialmente, Teunissen havia assinado um contrato de três anos (2025 a 2027) com a WorldTeam holandesa durante o Tour de France deste ano.
No entanto, nas últimas semanas, a direção da equipe encerrou o acordo. De acordo com o site holandês WielerFlits, o destino de Teunissen agora parece ser a Astana Qazaqstan Team.
Planos de liderança frustrados
A Visma-Lease a Bike havia planejada para que Teunissen, de 32 anos, fosse o líder permanente do sprint de Olav Kooij nas próximas temporadas. A ideia surgiu após a saída de Jan Tratnik e dos irmãos Mick e Tim van Dijke para a Red Bull-BORA-hansgrohe.
Contudo, por razões ainda não totalmente esclarecidas, a equipe decidiu cancelar o contrato assinado com Teunissen, mesmo após as negociações terem sido finalizadas e o acordo fechado em julho deste ano, com um salário anual de aproximadamente meio milhão de euros, segundo o Wielerflits.
Situação delicada para Teunissen
A decisão da equipe holandesa deixou Mike Teunissen em uma posição difícil. Após um Tour de France de grande sucesso, onde ajudou Biniam Girmay a conquistar três vitórias de etapa e a Camisa Verde, o ciclista tinha propostas lucrativas de outras cinco WorldTeams à disposição.
A postura da Visma-Lease a Bike gerou confiança no atleta, que havia optado por retornar à equipe, que deixou no final de 2022.
Astana como possível destino
Com o impasse entre as partes, uma transferência para o Astana Qazaqstan Team parece ser o desfecho mais provável dessa saga.
Além da Astana, outras equipes interessadas em Teunissen incluíam a INEOS Grenadiers e sua equipe atual, Intermarché-Wanty. No entanto, a Intermarché não conseguiu competir financeiramente, mesmo tentando uma proposta criativa para manter o ciclista.