Visma-Lease a Bike tira pressão sobre Cian Uijtdebroeks, jovem deve dividir liderança com Sepp Kuss ainda neste mês
Cian Uijtdebroeks, está atualmente competindo na Tirreno-Adriatico ao lado do vencedor do Tour de France, Jonas Vingegaard, após ter corrido com o dinamarquês na O Gran Camiño.
A aquisição de Uijtdebroeks pela equipe Visma Lease a Bike agitou o final de 2023, e a equipe tem uma estratégia que visa ajudar o jovem de 21 anos a se desenvolver fora do centro das atenções.
“No Giro, por exemplo, ele vai começar com Wout van Aert. Nem todos os olhos e pressões estarão voltados para o Cian”, explicou o diretor da equipe, Maarten Wynants, em conversa com o site belga Het Laatste Nieuws.
“Acreditamos que ele pode crescer desta maneira. Temos grandes expectativas para ele e ele tem grandes expectativas para si mesmo. Até agora, tudo parece muito bom.”
Visma Lease a Bike tem planos modestos para Uijtdebroeks em 2024
Apesar do evidente potencial de Uijtdebroeks, a equipe está procurando não ser precipitada com o jovem ciclista. Assim, as ambições para a temporada de 2024 são modestas.
“2024 é o único ano em que ele ainda pode ficar um pouco fora do radar. Será uma pena se ele não aproveitar ao máximo essa vantagem”.
“Estamos tentando dizer para ele para não colocar muita pressão sobre si mesmo. Pegue o Giro, onde Pogacar é o favorito. Lá também, o Cian poderá se esconder. Ainda virão muitos anos em que ele será o favorito e o líder da equipe,” explicou Wynants.
Uijtdebroeks será líder na Volta a Catalunya
Na Volta a Catalunya (de 18 a 24 de março), Uijtdebroeks terá seu primeiro objetivo pessoal, ao lado do vencedor da Vuelta a España, Sepp Kuss. “Ele ainda é muito jovem, não há pressa”, acrescentou outro diretor da equipe, Grischa Niermann.
“Não esperamos que ele vença um grande tour este ano. Esperamos isso no futuro. Ele tem o potencial. Se vai acontecer é outra questão. Para os belgas, é muito importante dar-lhe algum tempo”, acrescentou com uma piscada de olho.