Volta a Catalunya encurta etapa deste sábado por motivo de segurança, confira a prévia da 6ª etapa reduzida
A organização da Volta a Catalunya foi obrigada a reduzir a distância da 6ª etapa, entre Berga e Queralt, devido à ativação do plano de emergência VENTCAT. Com a fase de Alerta decretada em razão do alto risco de ventos na região, ajustes foram necessários para garantir a segurança dos ciclistas, segundo informou a organização da prova.
Coll del Pradell retirado do percurso
A principal mudança no trajeto foi a retirada da escalada do Coll del Pradell (15km a 6,8% com 20% máx), cujo cume, situado a 1.700 metros de altitude, apresentava condições meteorológicas mais severas.
Apesar disso, a etapa seguirá desafiadora, mantendo três subidas categorizadas: o Coll de la Batallola (3ª categoria), a Collada de Sant Isidre, de 1ª categoria (5,1km a 8,6% com 15% máx) e a subida final para Queralt, também de 1ª categoria, com (11km a 5,6%).
Nova distância e ajustes no horário
Com a exclusão do Coll del Pradell, a etapa agora terá um total de 118,6 km. Além disso, o horário da largada foi ajustado para 13h55 (hora local), enquanto a apresentação das equipes ocorrerá entre 12h45 e 13h45, com o término previsto para às 17 horas (hora local).
A retirada de uma das subidas mais exigentes pode modificar as estratégias das equipes após Juan Ayuso (UAE Emirates-XRG) retomar a liderança da Volta a Catalunya, ao final da 5ª etapa, nesta sexta-feira, por apenas 1 segundo de vantagem sobre seu rival, Primoz Roglic (Red Bull Bora-hansgrohe).
Confira o novo perfil da etapa
