Volta a Catalunya: Primoz Roglic é campeão após batalha com Juan Ayuso, confira os resultados e a chegada

Primoz Roglic conquistou de forma espetacular a 104ª edição da Volta a Catalunya. O esloveno venceu a 7ª etapa da competição, após atacar forte a 20km do final e cruzando a linha de chegada sozinho.

Laurens De Plus terminou em 2º lugar na etapa, vencendo Lennert Van Eetvelt no sprint. Juan Ayuso, após uma longa batalha nos sprints intermediários, não conseguiu acompanhar o ataque de Roglic no final e terminou junto ao pelotão principal na 34ª posição.

Assim, Primoz Roglic (Red Bull Bora-Hansgrohe) venceu a Classificação Final, com Juan Ayuso (UAE Emirates) na 2ª posição e Enric Mas (Movistar) completando o pódio na 3ª colocação.

girodociclismo.com.br volta a catalunya primoz roglic vence a 7a etapa e e campeao confira os resultados e a chegada image 2

A etapa

A 7ª etapa da Volta a Catalunya apresentou somente 88 km de distância, em um percurso dentro de Barcelona.

Após a largada em Barcelona, o pelotão seguiu em um percurso plano, até cerca de 40 km, com dois pontos de sprint intermediários no percurso.

Logo após, os ciclistas ingressaram em um circuito local, composto por 6 passagens no temido Castell de Montjuïc (2,7 km a 4,7% com 11,9% máx).

girodociclismo.com.br image image 346

Disputas nos sprints intermediários, Roglic vence 1º

Com a diferença entre Juan Ayuso e Primoz Roglic de apenas 1 segundo na classificação geral, os segundos de bonificação nos sprints intermediários poderiam definir a disputa. E Primoz Roglic aproveitou a oportunidade para assumir a liderança virtual.

Com a ajuda da Red Bull-BORA-hansgrohe, o esloveno venceu o 1º sprint intermediário e ganhou três segundos preciosos, ultrapassando Juan Ayuso na classificação provisória por apenas um segundo.

Ayuso responde, mas Roglic ataca novamente

No segundo sprint intermediário, a UAE Team Emirates reagiu. Ayuso conseguiu a bonificação máxima, enquanto Nico Denz, da BORA, conquistou a 2ª posição, impedindo Roglic de somar mais pontos. Com isso, Ayuso retomou a liderança provisória.

Primoz Roglic ataca

Na entrada do circuito final em Barcelona, diversos ataques ocorreram, mas sem sucesso. O pelotão permaneceu compacto até que Roglic fez seu movimento decisivo. A cerca de 20 km do fim, o esloveno lançou um ataque devastador, deixando para trás seus principais rivais, incluindo Ayuso.

O espanhol tentou minimizar os danos contando com a ajuda de seus companheiros de equipe, especialmente Marc Soler e Adam Yates, mas a vantagem de Roglic permaneceu na casa dos 20 segundos.

Últimos quilômetros

Nos últimos quilômetros, Enric Mas, Axel Laurance, Lennert Van Eetvelt e Mikel Landa tentaram perseguir Roglic, mas Ayuso começou a perder contato. Enquanto isso, o esloveno manteve sua vantagem e entrou na última volta de 7,8 quilômetros com mais de quinze segundos de folga.

Na última subida de Montjuïc, Laurens De Plus atacou forte, acompanhado por Van Eetvelt, mas Ayuso não conseguiu responder.

girodociclismo.com.br image image 354

Sem ser ameaçado, Roglic seguiu firme rumo à vitória e cruzou a linha de chegada em um impressionante voo solo. Laurens De Plus terminou em 2º lugar, vencendo Van Eetvelt no sprint. Ayuso, sem forças para reagir, cruzou a linha de chegada na 34ª posição, perdendo qualquer chance de vitória geral.

Ayuso finalizou a Classificação Geral da competição na 2ª posição, 28 segundos após Primoz Roglic.

girodociclismo.com.br image image 356

Assista a chegada

Resultados da 7ª etapa da Volta a Catalunya

girodociclismo.com.br image image 357

Classificação Final da Volta a Catalunya 2025

girodociclismo.com.br image image 360

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.