Volta a Portugal: resultados da 3ª etapa, Sergio Chumil vence e Afonso Eulálio assume liderança, assista a chegada
A Volta a Portugal teve uma mudança significativa na Classificação Geral após a 3ª etapa, com chegada na Serra da Estrela. O ciclista português Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), assumiu a liderança da competição. Ele terminou em segundo lugar no alto da Torre, apenas três segundos atrás do campeão guatemalteco Sergio Chumil (Burgos-BH), na etapa que começou em Sabugal e teve um percurso de 161,2 km.
Ataque de Eulálio na ascensão final
A subida da Covilhã até a Torre começou de forma atípica, com quase 30 ciclistas ainda juntos no pelotão principal a 15 quilômetros do final. Mauricio Moreira, da Sabgal-Anicolor, já dava sinais de fraqueza, perdendo contato com o grupo. Aproveitando essa oportunidade, Afonso Eulálio lançou um primeiro ataque.
O líder da classificação geral na partida, Colin Stüssi, da Team Vorarlberg, reagiu ao ataque inicial de Eulálio. No entanto, Eulálio não se contentou e atacou novamente, deixando Stüssi para trás e indo ao encontro dos ciclistas que ainda resistiam na fuga inicial. Entre os escapados, estava o ciclista que acabou vencendo a etapa, Sergio Chumil, que conseguiu acompanhar o ritmo de Eulálio.
Chumil manteve-se na roda de Eulálio durante toda a subida e, no final, sprintou para vencer a etapa, deixando Eulálio a três segundos. O grupo do até então líder, Colin Stüssi, enfrentou dificuldades durante a subida, com o suíço aparentando estar em dificuldades e mantendo-se escondido no grupo na maior parte do tempo.
Colin Stüssi foi o oitavo do dia, a 1m 35s do vencedor. Na geral caiu para a segunda posição. O terceiro, a 13 segundos de Eulálio, é Jon Agirre (Kern Pharma).
Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa da Volta a Portugal
Classificação Geral da Volta a Portugal
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias da Volta a Portugal 2024.