Volta a Portugal: resultados da 6ª etapa, russo Artem Nych vence após voo solo, assista a chegada do líder
Artem Nych (Sabgal-Anicolor), conquistou a vitória na sexta etapa da Volta a Portugal, cruzando a linha de chegada em Boticas de forma isolada. O ciclista, natural de Kemerovo destacou-se após integrar a fuga do dia.
Afonso Eulálio, da ABTF Betão-Feirense, foi o segundo, mantendo a camisa amarela e ampliando sua vantagem na classificação geral sobre Colin Stüssi, da Team Vorarlberg.
Primeira hora em alta velocidade
A etapa, com 169,1 quilómetros entre Bragança e Boticas, prometia desafios significativos para os 111 ciclistas restantes, com quatro contagens de montanha de terceira categoria antes da subida de primeira categoria em Torneiros. A primeira hora da prova foi disputada com aproximadamente 50km/h de média horária e diversas tentativas de fuga, sem sucesso, aconteceram
A fuga do dia
Após uma série de tentativas, um grupo de dez corredores conseguiu se destacar do pelotão principal. Este grupo incluía Abel Balderstone (Caja Rural-Seguros RGA), Alejandro Franco (Burgos-BH), Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling), Artem Nych (Sabgal-Anicolor), Cristian Rico (Petrolike), Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor), Joaquim Silva (Efapel Cycling), Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e Tyler Stites (Project Echelon Racing). O grupo conseguiu abrir uma vantagem de 2min 20 seg, após 120 km de competição.
Ascensão para Torneiros decidiu a etapa
A movimentação decisiva ocorreu na subida para Torneiros (4,7 quilómetros com inclinação de 8,8%). Alejandro Franco, que esteve ativo em diversas tentativas de fuga, e Artem Nych destacaram-se, ganhando mais de um minuto de vantagem.
Contudo, apenas Nych conseguiu manter o ritmo, após a fuga ser neutralizada, isolando-se na frente da corrida a 19 km da chegada. No grupo do líder, diversas movimentações ocorreram, mas um grupo de seis perseguidores se destacou, incluindo Colin Stüssi e Afonso Eulálio. Eles não conseguiram se organizar para alcançar Nych, que cruzou a linha de chegada sozinho.
Chegada do líder Afonso Eulálio
Nos últimos metros, Eulálio atacou, garantindo o segundo lugar e com os bônus de tempo conquistados aumenta sua vantagem na Classificação Geral em cinco segundos sobre Stüssi. A diferença agora entre os líderes é de 21 segundos.
Assista a chegada do pelotão do líder Afonso Eulálio
Resultados da 6ª etapa da Volta a Portugal
Classificação da Volta a Portugal após a 6ª etapa
Em breve a Classificação das diversas categorias da Volta a Portugal, após a 6ª etapa.