Volta a Portugal: resultados da 8ª etapa, grande fuga triunfa e Tomás Contte vence, assista a chegada
O argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), venceu a 8ª etapa da Volta a Portugal Continente. Contte venceu no sprint um grupo de 27 ciclistas que fizeram parte da fuga do dia, que percorreu os 188,4 km entre Viana do Castelo e Fafe.
Andoni López de Abetxugo (Euskaltel-Euskadi) finalizou na 2ª posição e Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) completou o pódio da etapa na 33ª colocação. Afonso Eulálio (BTF Betão-Feirense), apesar de chegar mais de 10 minutos após o vencedor manteve a liderança da Classificação Geral.
Fuga do dia com autorização do pelotão
Diferente das etapas anteriores, o pelotão permitiu que um grupo de ciclistas se destacasse logo no início da prova. Em menos de cinco quilômetros, 27 homens formaram uma fuga que não ameaçava a classificação geral, mas tinha potencial para disputar a etapa. A diferença entre os escapados e o pelotão cresceu rapidamente, chegando aos doze minutos, indicando que o vencedor sairia deste grupo.
Últimos quilômetros
A medida que a linha de chegada se aproximava, os ciclistas menos velozes começaram a atacar, na tentativa de surpreender os sprinters. A 10 quilômetros da meta, João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) iniciou uma tentativa de fuga, acompanhado por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Samuel Boardman (Project Echelon Racing).
No entanto, o ataque acabou neutralizado e um grupo numeroso que iniciou a subida para a meta. Tomás Contte acelerou forte, e não deu chances aos demais ciclistas, vencendo com autoridade em Fafe.
A Luta pela Classificação Geral
Os líderes da classificação geral, incluindo Afonso Eulálio e Colin Stüssi (Team Vorarlberg), ensaiaram ataques durante a subida de Golães, mas o pelotão manteve-se compacto e chegou a Fafe 10 minutos e 25 segundos após o vencedor.
Colin Stüssi tentou uma aceleração final no empedrado de Fafe, mas não conseguiu reduzir a diferença para Eulálio, que manteve a camisola amarela com 21 segundos de vantagem sobre o suíço. Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi) está em terceiro, a 55 segundos do líder.
Assista a chegada
Resultados da 8ª etapa da Volta a Portugal
Classificação Geral da Volta a Portugal
Em breve as classificações das diversas categorias da Volta a Portugal, após a 7ª etapa