Volta ao Algarve: Daniel Martinez vence 5ª etapa, Remco Evenepoel campeão da geral, confira os resultados e assista a chegada
Remco Evenepoel, da Soudal Quick-Step, sagrou-se o grande campeão da Volta ao Algarve 2024. A vitória foi celebrada após uma etapa final eletrizante com chegada no Alto do Malhão. Apesar de ter tentado também conquistar a vitória na etapa, Evenepoel foi superado em um confronto direto, com o colombiano Daniel Felipe Martínez (BORA-Hansgrohe).
A etapa que marcou a vitória de Evenepoel também foi marcada pela atuação arrojada de Wout Van Aert, que abriu a fuga do dia e só foi alcançado na subida final.
Detalhes da etapa final da Volta ao Algarve 2024
A etapa decisiva da Volta ao Algarve incluiu cinco escaladas categorizadas. As subidas para Picota e Vermelhos estavam um pouco distantes da linha de chegada, mas a fase decisiva começou a 40 quilômetros da chegada com a escalada até Alte (2,4 km com inclinação de 6,2%).
Logo após surgiu o desafiador Alto do Malhão (2,6 km com inclinação de 9,2%), um trecho que aparecia duas vezes no trajeto: uma vez a cerca de 25 quilômetros do final e depois na conclusão da etapa.
Após a dupla conquista de Evenepoel na etapa de contrarrelógio do sábado, o ciclista belga iniciou a etapa final com uma vantagem confortável de 47 segundos sobre Daniel Felipe Martínez.
Ação da última etapa
Uma numerosa fuga se formou com aproximadamente 100 quilômetros para o final, com um grupo de cerca de vinte ciclistas. Entre eles James Shaw era o fugitivo mais bem colocado (3min 57 seg. de Evenepoel ), Mike Teunissen , Gijs Leemreize , Per Strand Hagenes , Filippo Ganna , Valentin Madouas , Jasper Stuyven , Mattia Cattaneo , Nils Politt e Andreas Leknessund também participaram.
A equipe de Evenepoel, Soudal Quick-Step, e a equipe BORA-hansgrohe trabalharam juntas para reduzir a vantagem do grupo da frente. Quando a competição se intensificou na subida até Alte, a Visma-Lease a Bike fez a primeira grande jogada.
Conclusão da última etapa da Volta ao Algarve 2024
Na luta final pela subida Alto do Malhão, a equipe INEOS Grenadiers e a BORA-hansgrohe se juntaram à perseguição, dado que a diferença ainda era superior a um minuto. Após essa pressão conjunta, a vantagem rapidamente diminuiu e Van Aert, Ben Healy e Gijs Leemreize foram finalmente capturados a três quilômetros da linha de chegada.
A vitória da etapa foi ganha de um pequeno grupo de elite. Daniel Martínez foi o primeiro a atacar, mas Evenepoel estava colado a sua roda. Apesar das tentativas de fuga de Cristian Scaroni e Sepp Kuss, eles não conseguiram abrir distância. A etapa, então, resultou em um sprint onde Martínez mostrou-se superior, mas a vitória final na competição ficou com Evenepoel.