Volta ao País Basco: João Almeida é campeão! Português vence a 6ª etapa, confira os resultados e a chegada
O português João Almeida (UAE Emirates-XRG) encerrou com chave de ouro a sua participação na Volta ao País Basco, vencendo a última etapa da prova e garantindo o título da Classificação Geral.
O ciclista português superou Enric Mas (Movistar) em um sprint final emocionante. Ben Healy (EF Education) terminou a etapa na 3ª posição.
Com o resultado Enric Mas, superou Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step) na Classificação Geral, deixando o alemão com a 3ª posição do GC.
A Etapa Rainha
Com 3.700 metros de altimetria, diluídos em 153km, com largada e chegada em Eibar, a 6ª etapa da Volta ao País Basco apresentou um dos percursos mais difíceis da temporada. Sete montanhas categorizadas, sendo 3 de 1ª categoria, com percentuais ultrapassando 10%, seriam um teste de resistência aos ciclistas.

A fuga do dia
Uma grande fuga se formou cerca de 20 km após a largada. Entre eles alguns nomes de peso tentavam a vitória na última etapa da competição basca.
Axel Laurance (INEOS), Bauke Mollema (Lidl-Trek), Ion Izagirre (Cofidis), Bruno Armirail (Decathlon AG2R), Daniel Martinez (Red Bull Bora), Pablo Castrillo (Movistar), Ben Healy (EF Education), Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike) e Marc Hirschi (Tudor) eram alguns dos principais ciclistas na fuga, que conseguiram abrir uma vantagem superior a 2min sobre o pelotão.

Difícil perfil da etapa fragmenta a fuga
Durante a ascensão da 3ª montanha do dia (total de 7), a dura Krabelin, a fuga foi sendo fragmentada, com Ben Healy e Daniel Felipe Martinez abrindo uma vantagem. Entretanto, com 90 km para a chegada, Bruno Armirail, líder da classificação de montanha, acelerou e tentou iniciar um voo solo, no início da 4ª montanha, a Trabakua.

Enquanto isso, no pelotão, a UAE Emirates-XRG conseguia controlar as ações, com o líder João Almeida mantendo-se momentaneamente tranquilo, com sua vantagem de 30 segundos na classificação geral.

Grupo perseguidor alcança fuga e UAE acelera o pelotão
Com 50km para a chegada, com uma chuva, que viria a marcar o final da Volta ao País Basco, o grupo perseguidor alcançou a fuga. Assim, a fuga passou a ter 10 ciclistas, antes da penúltima subida do dia, a Izua, que na sexta-feira definiu a vitória de João Almeida.
No pelotão, a UAE Emirates-XRG acelerava forte no início da Izua, sem dar oportunidade aos rivais de João Almeida e diminuindo a diferença à fuga, que já estava ao redor de 1 minuto.

Florian Lipowitz troca bicicleta
O 3º colocado no GC, Florian Lipowitz teve problemas mecânicos e precisou trocar de bicicleta com o colega de equipe, Finn Fischer Black, perdendo o contato com o pelotão, que acelerava forte.

João Almeida ataca e Schachmann sobra
Com 39 km para a chegada, João Almeida, faz o movimento decisivo. O português acelera forte, sendo seguido somente por Enric Mas. A dupla vai alcançando os ciclistas que estavam na fuga inicial, com Marc Soler tentando desesperadamente retornar, para auxiliar o português no final da etapa.
No final da montanha, Isaac del Toro, Mattias Skjelmose, Marc Soler e Thibau Nys conseguiram alcançar João Almeida formando um grupo com 7 ciclistas, incluindo Jordan Jegat que estava na fuga e foi alcançado. Maximilian Schachmann, principal rival de João Almeida, neste momento ficava com mais de 1 minuto de atraso em relação ao português.
O grupo acelera em perseguição ao líder, Ben Healy, que tentava mais uma vez um voo solo, com 40 segundos de vantagem, faltando 30 km para a chegada.

Ben Healy neutralizado
Com 21 km para a chegada a aventura de Ben Healy chega ao fim. E após uma nova aceleração de João Almeida o grupo da frente fica reduzido a somente quatro ciclistas, João Almeida, Isaac del toro, Enric Mas e Ben Healy.
🎩 Chapeau, @solermarc93 , trabajando para neutralizar a Healy.
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 12, 2025
🏆 @bancosabadell
📽️ @eitbkirolak
🔴 MORE INFO ⬇️
🔗 https://t.co/JABIxm2f7g#Itzulia2025 pic.twitter.com/QaYcoiIpzw
Enric Mas ataca em busca de um lugar no pódio
Com 5 km para a chegada Enric Mas ataca. O espanhol precisava aumentar a vantagem, pois uma boa vantagem de tempo, poderia colocá-lo no pódio da Classificação Final. Assim, uma disputa entre os dois ciclistas decidiriam a etapa.

João Almeida vence etapa e é campeão da Volta ao País Basco
Mesmo já garantido como campeão da Classificação Geral, João Almeida lançou o sprint de longe e não deu chances a Mas, vencendo também a última etapa da corrida. Com o resultado, Enric Mas assumiu a 2ª posição da Classificação Geral, deixando o alemão Maximilian Schachmann, que finalizou na 12ª posição a 1min 49seg do vencedor, na 3ª posição do GC.

Assista a chegada
João Almeida venceu a Volta ao País Basco 🔥🇵🇹🥳🤩 pic.twitter.com/l86xHAH2oG
— Cabine Desportiva (@CabineSport) April 12, 2025
Resultados da 6ª etapa da Volta ao País Basco

Classificação Geral Final da Volta ao País Basco 2025

O Giro do Ciclismo publicará em breve as classificações finais completas, de todas as categorias da Volta ao País Basco 2025.