Volta ao País Basco: João Almeida vence 4ª etapa em ataque fulminante e assume liderança, confira os resultados e a chegada
João Almeida (UAE Emirates-XRG) venceu a 4ª etapa da Volta ao País Basco, após um ataque fulminante na desafiadora subida final. Seu colega de equipe Isaac del Toro terminou na 2ª etapa, com Maximilian Schachmann (Soudal-Quick-Step) completando o pódio na 3ª posição.
Com a vitória, João Almeida assume a liderança da competição basca, com 30 segundos de vantagem sobre seu principal rival, Maximilian Schachmann.
A etapa
Mais uma etapa explosiva, com 2.800 metros de altimetria no percurso de 169km, entre Beasain e Markina-Xemain. A 4ª etapa da Volta ao País Basco prometia muita ação, com 7 subidas categorizadas e o final na difícil Izua, com trechos de até 20% de inclinação.

A fuga do dia
Após um início explosivo, com umaa série de ataques e contra-ataques, somente após 70 km, uma fuga com 11 ciclistas se consolidou, chegando a abrir uma vantagem de cerca de 2 min sobre o pelotão.
Andrea Bagioli e Quinn Simons (Lidl-Trek), Finn Fisher-Black (Red Bull-BORA-hansgrohe), Alex Baudin (EF Education-EasyPost), Marc Soler (UAE Emirates-XRG), Kuss Sepp Kuss(Visma-Lease a Bike), Ben Healy (EF Education-EasyPost), Mauro Schmid(Team Jayco AlUla), Léo Bisiaux (Decathlon AG2R La Mondiale), Txuomin Juaristi (Euskaltel Euskadi) e Ander Okamika (Burgos Burpellet BH) protagonizaram a forte fuga do dia.

Soudal Quick-Step comanda o pelotão
Enquanto isso, no pelotão, a Soudal Quick-Step comandava as ações, trabalhando para o líder Maximilian Schachmann, procurando manter um forte ritmo antes da montanha final, a Izua, onde deveria acontecer uma quebra no pelotão.

Fuga neutralizada
Com a aproximação da montanha final, a vantagem da fuga foi caindo rapidamente. E exatamente com 16 km para a chegada, centenas de metros antes da subida final, a fuga foi neutralizada.

João Almeida quebra pelotão com forte aceleração
Com a chegada da montanha final, a Bahrain Victorious assumiu a frente do pelotão trabalhando para Santiago Buitrago. Com 14 km para a chegada, João Almeida assumiu a frente do pelotão e imprimiu um forte ritmo que acabou por explodir o pelotão.
João completou a montanha com uma vantagem significativa, porém ainda teria toda a descida da montanha até a linha de chegada.
O momento em que João Almeida🇵🇹 quebrou a concorrência na etapa 4 da Volta ao País Basco! 🤩 pic.twitter.com/5kSnx1UxhB
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) April 10, 2025
João Almeida continua a acelerar na descida
O português continuava a acelerar forte, com uma vantagem de 30 segundos sobre o então líder, Maximilian Schachmann, a pouco mais de 3km para a chegada. Neste momento a vitória era iminente.

João Almeida vence a 4ª etapa da Volta ao País Basco
E a vitória se confirmou, com João Almeida, cruzando a linha de chegada com 28 segundos de vantagem sobre Isaac del Toro, que bateu o sprint do pelotão, terminando na 2ª colocação. Maximilian Schachmann conseguiu ainda finalizar na 3ª posição, completando o pódio da etapa

Assista a chegada
🏅🇵🇹Joao Almeida (UAE Team Emirates) deja claro su superioridad con una Contundente victoria en la Etapa 4 de la 🇪🇸 Vuelta al País Vasco y se viste de líder en la general #Itzulia #itzulia2025 pic.twitter.com/ZOnqujYvMr
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) April 10, 2025
Resultados da 4ª etapa da Volta ao País Basco

Classificação Geral

Em breve o Giro do Ciclismo publicará as classificações completas, de todas as categorias da Volta ao País Basco após a 4ª etapa.