Após a abertura com um contrarrelógio e uma etapa voltada para os velocistas, a Volta ao País Basco entra em terreno verdadeiramente basco no 3º dia de competição, nesta quarta-feira, com 7 subidas categorizadas.
Com largada em Zarautz e chegada em Beasain, os ciclistas enfrentarão uma jornada difícil: serão 156 km, com mais de 3.200 metros de altimetria acumulada.
Subidas em sequência desde o início
O dia começa com a escalada do Meaga, uma introdução ao que virá nas próximas horas. Em seguida, os ciclistas enfrentam o Andazarrate, onde é esperado que a fuga do dia se forme. A terceira subida é o Alkiza, com 4 km de extensão e uma média de 6,6% de inclinação.

Santa Ageda e Gainza com impressionantes 22% máx
A quarta dificuldade do dia é a Santa Ageda, uma montanha mais longa e desafiadora, com 9 km a uma média de 6,9% — uma verdadeira prova de resistência.
Logo depois, vem a penúltima subida, a temida Gainza, que apesar de curta (2,4 km), possui uma inclinação média de 11,6%, com impressionantes 22% máx. Trata-se de uma parede que pode causar sérias seleções no pelotão e preparar o terreno para os favoritos.

Lazkaomendi: o final explosivo
A chegada em Beasain será precedida por uma escalada curta, porém devastadora. O Lazkaomendi, com possui uma subida inicial de 1,4 km a 9,7% de média, com rampas que chegam aos 19% de inclinação. É o tipo de final onde pernas fortes e explosivas fazem a diferença, e onde a classificação geral pode começar a se modificar.

Confira o percurso completo da 3ª etapa da Volta ao País Basco
