Volta ao País Basco: Resultados da 3ª etapa, Alex Aranburu vence, João Almeida muito bem; assista a chegada
Alex Aranburu venceu a 3ª etapa da Volta ao País Basco, ao atacar junto com João Almeida, logo após a última subida. Romain Gregóire (Groupama-FDJ) bateu o pelotão reduzido da fuga e ficou na 2ª posição, com Maximilian Schachmann completando o pódio na 3ª posição.
Com os pontos de bonificação, Maximilian Schachmann amplia sua liderança para 4 segundos sobre Florian Lipowitz e João Almeida, 2º e 3º colocados respectivamente.
A etapa
Após um início relativamente tranquilo a Volta ao País Basco entrou em um terreno verdadeiramente basco no 3º dia de competição, nesta quarta-feira, com 7 subidas categorizadas. Com largada em Zarautz e chegada em Beasain, os ciclistas enfrentaram 156 km, com mais de 3.200 metros de altimetria acumulada.

A fuga do dia
Após uma série de ataques e contra-ataques, Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale Team), Mattéo Vercher (Team TotalEnergies), Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), Sinuhé Fernández(Burgos Burpellet BH) e Gerben Kuypers (Intermarché-Wanty), fizeram um movimento na subida da Santa Ageda, que resultou na fuga de Bruno Armirail.

Armirail, campeão francês de contrarrelógio, conseguiu uma pequena lacuna inicial, entretanto, em um percurso com muitas subidas, o pelotão permanecia atento e a neutralização da fuga era uma questão de tempo. Com 73 km para a chegada, na subida da Mandubia, aventura de Armirail, chegou ao fim com a aceleração da Red Bull Bora-hansgrohe.
Ataque na descida da Mandubia
No final da descida da Mandubia, com cerca de 62km para a chegada, João Almeida e Brandon McNulty (UAE Emirates-XRG), Harold Tejada (XDS- Astana), Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), Enric Mas e Nelson Oliveira (Movistar) tentaram surpreender o pelotão, no entanto, não tiveram sucesso.

Nesse momento o pelotão já estava muito reduzido e Brandon McNulty trabalhava forte para João Almeida, comandando o grupo líder. No entanto o grupo foi alcançado pelo pelotão. Quando isso aconteceu Marc Soler, Clément Berthet e Rudy Molard atacaram, rumando para a penúltima subida do dia: a difícil Gainza.

Maximilian Schachmann ataca o pelotão
O trio líder conseguiu abrir uma vantagem superior a 1 minuto. No topo da Gainza, somente Berthet continuava à frente, ampliando a vantagem. Enquanto isso, no pelotão, o líder Maximilian Schachmann atacou em busca dos pontos de bonificação para ampliar a liderança.

João Almeida não responde ao ataque e vantagem aumenta
Em pouco tempo, Schachmann foi acompanhado por 12 ciclistas e a vantagem sobre o restante do pelotão aumentou rapidamente. O português João Almeida, 2º colocado na classificação geral, estava no grupo de trás, ficando em uma posição delicada ao conseguir responder ao ataque do camisa amarela.

Florian Lipowitz bate sprint intermediário e assume liderança virtual
No último sprint intermediário do dia, com135km de prova, vencido pelo líder Berthet, Florian Lipowitz acelerou forte e ao finalizar na 3ª posição, assumiu a liderança virtual da etapa.
Isaac del Toro conquistou a 2ª posição, claramente com intenção de não dar segundos extras aos adversários de João Almeida. Após isso, Del Toro, diminuiu a velocidade para esperar seu capitão, que estava no grupo de trás.

Grande recuperação de João Almeida
O grupo perseguidor acelerava forte e a diferença para o grupo de Schachmann caía rapidamente.
Na última subida, a temida Lazkaomendi o grupo perseguidor alcançou a fuga, com João Almeida apresentando uma grande recuperação, no topo da montanha o português atacou forte e iniciou a descida na liderança.
Alex Aranburu alcançou João Almeida na descida e parecia que a etapa seria decidida entre os dois ciclistas, entretanto João Almeida cometeu um erro e acabou subindo uma calçada, perdendo o contato com Aranburu.
João foi alcançado pelos perseguidores e acabou tendo que discutir a chegada no grupo. Enquanto isso, Aranburu, cruzou a linha de chegada sozinho, com Romain Gregóire (Groupama-FDJ) batendo a chegada no pelotão.
Maximilian Schachmann terminou na 3ª colocação recebendo 4 segundos de bonificação, com João Almeida logo atrás, na 4ª posição.

Assista a chegada
🏅Victoria para 🇪🇸Alex Aranburu (Cofidis) en la 3ª etapa de la 🇪🇸Vuelta al País Vasco, aunque hay polemica tras una rotonda en los metros finales. 💥El campeón de España cruzó primero la meta, seguido por 🇫🇷Romain Grégoire (Groupama) #Itzulia2025 #itzulia pic.twitter.com/5qTmd4v9nx
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) April 9, 2025
Resultados da 3ª etapa

Classificação Geral da Volta ao País Basco

Em breve o Giro do Ciclismo publicará as classificações completas, de todas as categorias da Volta ao País Basco após a 3ª etapa.