Vuelta a España 2024 deve ter uma etapa com 4.000m de ascensão e chegada em uma montanha vencida por Primoz Roglic, em 2023
Os detalhes referentes ao percurso e aos perfis da La Vuelta a Espana 2024 serão divulgados no dia 19 de dezembro, terça-feira. Apesar da espera de alguns dias, já circulam rumores, sendo o mais recente relacionado ao retorno da ascensão do Colosso Picon Blanco.
Com seus 25km quilômetros de extensão, o Picon Blanco representa um desafio significativo, principalmente nos seus últimos 8km, com inclinação média de 9,1% e diversos pontos com até 18% de inclinação, devendo influenciar as posições na classificação geral.
Este trecho, conhecido por ser uma subida exigente e regular na Volta a Burgos, onde Primoz Roglic (Jumbo-Visma) triunfou este ano, indica a possível participação do ciclista, na edição de 2024, da Volta a Espanha.
Etapa deve acontecer na 2ª ou 3ª semana
Segundo o Diario de Burgos, La Vuelta a Espana 2024 visitará a região durante a segunda ou terceira semana da corrida, para um dia muito montanhoso, que contará com mais de 4.000 metros de ganho de altitude, começando em Villarcayo e com chegada ao cume do Picon Blanco.
A última vez que a subida esteve presente na Volta a Espanha foi em 2021. Nesse dia, o vencedor da etapa foi Rein Taaramäe. O estôniano da equipe Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux (atual Intermarché-Circus-Wanty ) triunfou na fuga e venceu a 3.ª etapa da 76.ª edição. Este sucesso também lhe permitiu levar a camisa vermelha por 2 dias.