Vuelta a España 2024 divulga equipes participantes, duas tradicionais equipes espanholas ficam fora da lista
Em uma recente coletiva de imprensa, a organização da Vuelta a España anunciou as equipes que participarão da edição de 2024. A organização concedeu quatro wildcards, dois deles obrigatoriamente para as equipes Lotto Dstny e Israel-Premier Tech.
As outras duas vagas foram concedidas para ProTeams espanholas, em uma decisão que deixou de fora a Burgos-BH e a Caja Rural-Seguros RGA.
Acusações de doping podem ter tirado convite de equipe
A Caja Rural-Seguros RGA, que esteve presente na competição em 2022, também ficou de fora, possivelmente como consequência após acusações de doping e com investigações em andamento na justiça espanhola, conforme informou o Giro do Ciclismo.
Equipes ambiciosas como Uno-X, Burgos-BH, Q36.5, Polti-Kometa (comandadas por Alberto Contador e Ivan Basso) e Tudor ficaram de fora do evento.
Equipes que recebem convite para participar
O convite para a edição de 2024 da Vuelta a España chegou às equipes Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi.
Wildcards obrigatórios
A organizadora Unipublic, parte da ASO (Amaury Sport Organisation), teve que tomar essa decisão, pois, dos quatro wildcards disponíveis, dois deles eram obrigatoriamente destinados às equipes Lotto Dstny e Israel-Premier Tech.
Essas equipes conquistaram essa prerrogativa por conta de suas performances em 2023. Embora tenham o direito de participar, as equipes também podem recusar o wildcard. A Lotto Dstny, por exemplo, abriu mão de participar do Giro d’Italia, embora participe do Tour de France e, agora, da Vuelta.
As quatro ProTeams mencionadas estarão concorrendo na Vuelta a España 2024 contra todas as dezoito WorldTeams.