Vuelta a España: resultados da 13ª etapa, Michael Woods vence, Ben O’connor perde muito tempo; assista a chegada
O campeão canadense Michael Woods (Israel-Premier Tech) venceu a 13ª etapa da Vuelta a España em mais um sucesso da fuga. Mauro Schmid (Jayco AlUla) terminou na 2ª colocação e Marc Soler (UAE Team Emirates) completou o pódio da etapa na 3ª posição.
Líder do GC perde tempo
O líder da classificação geral, Ben O’connor (Decathlon AG2R) sofreu um grande revés na ascensão final. O australiano ficou para trás após uma forte aceleração da Red Bull Bora e terminou a etapa na 33ª posição, 12min 49 segundos após o vencedor.
Com o resultado, O’connor tem agora, somente 1min 21seg de diferença para o 2º colocado, Primoz Roglic (Red Bull Bora-hansgrohe).
A etapa
A etapa prometia uma chegada explosiva no icônico Puerto de Ancares (7,5 km a 9,3%). A montanha final apresentava os últimos 5km com gradientes superiores a 10%, indicando ataques e até mesmo uma possível significativa perda de tempo para o líder Ben O’connor (Decathlon AG2R La Mondiale), não estava descartada.
A fuga
Uma numerosa fuga caracterizou a etapa. Vinte e três ciclistas abriram a fuga do dia, autorizados pelo pelotão principal. Os escapados conseguiram abrir uma vantagem superior a 16 minutos antes da ascensão final, garantindo que a fuga produziria o vencedor da etapa.
Kasper Asgreen (T-Rex Quick-Step), Kaden Groves e Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck), Victor Campenaerts e Sylvain Moniquet (Lotto-Dstny), Mauro Schmid (Jayco-AlUla), Simon Guglielmi e Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels), Enzo Leijnse, Julius van den Berg e Gijs Leemreize (DSM-firmenich), Brandon McNulty, Jay Vine e Marc Soler (UAE), Kim Heiduk (INEOS), Wout van Aert (Visma), Sam Oomen (Lidl-Trek), Michael Woods e Dylan Teuns (Israel-Premier Tech) entre outros, imprimiram um forte ritmo, com a velocidade acima de 44km/h de média durante quase toda a parte plana do percurso.
Pelotão permite a fuga
Enquanto isso, o pelotão permitia o avanço da fuga, indicando que a prova seria dividida em duas frentes: a disputa pela vitória da etapa e os ataques ao líder na ascensão final. Com 34km para a chegada começam os primeiros movimentos no pelotão, com a Movistar indo à frente, em um indicativo de possíveis ataques no grupo do GC.
Últimos quilômetros
Após uma série de ataques na fuga, 5 ciclistas abrem uma lacuna. Mauro Schmid, Wout van Aert, Michael Woods, Sam Oomen e Marc Soler iniciam a ascensão final em vantagem. O grupo é seguido de perto por Jay Vine.
Ataque vitorioso
Michael Woods respondeu a um ataque de Mauro Schmid com 4km para a chegada e inicia um voo solo em direção à vitória.
Luta no pelotão
Enquanto Woods ia em direção à vitória, o pelotão, já na montanha final acelerava forte com a Red Bull Bora, fazendo com que o líder da classificação geral, Ben O’connor ficasse para trás, perdendo muito tempo no GC.
Nos quilômetros finais, Primoz Roglic efetua novo ataque, deixa todos os adversários na classificação geral para trás e ruma em direção à chegada, diminuindo a diferença para Ben O’connor na classificação geral.
A etapa acabou sendo frustrante para o líder do GC, já que o australiano, ao finalizar na 33ª posição acabou perdendo tempo para todos os adversários do GC.
Assista a chegada de Michael Woods
Resultados da 13ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
O Giro do Ciclismo estará atualizando os resultados, conforme os ciclistas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.