Vuelta a España; resultados da 15ª etapa, Pablo Castrillo vence pela 2ª vez, líder perde muito tempo, assista a chegada
Pablo Castrillo repetiu o feito da etapa de terça-feira e venceu a 15ª etapa da Vuelta a España. Aleksandr Vlasov (Red Bull Bora) finalizou a etapa na 2ª posição, com Pavel Sivakov completando o pódio na 3ª colocação.
O líder, Ben O’connor (Decathlon AG2R) vê sua liderança cada vez mais ameaçada, após perder muito tempo no final, no temível Cuitu Negru. O australiano agora tem somente 43 segundos de vantagem na Classificação Geral, antes da semana decisiva, sobre o 2º colocado Primoz Roglic (Red Bull Bora).
A decisiva 15ª etapa
A 15ª etapa da Vuelta a España prometia grandes mudanças na Classificação Geral. Com 4 montanhas categorizadas, sendo a última, o temível Cuitu Negru (18,9 km em 7,4%), o líder da competição, Ben O’connor poderia perder a liderança já neste domingo.
A fuga
Após uma série de ataques e contra ataques, cerca de 20 ciclistas abriram a fuga do dia. Na fuga, estavam diversos gregários dos principais ciclistas interessados no GC, claramente para auxiliar seus capitães na montanha final.
Entre os ciclistas da fuga, estavam Marc Soler, Pavel Sivakov e Jay Vine (UAE), Steven Kruijswijk (Visma), Bruno Armirail e Valentin Paret-Peintre (Decathlo AG2R), Daniel Felipe Martinez e Aleksandr Vlasov (RedBull-BORA), Quentin Pacher e Stefan Küng (Groupama-FDJ) e Oier Lazkano (Movistar), entre outros. A fuga conseguiu abrir uma vantagem de mais de 2min, em relação ao pelotão, até a base da penúltima ascensão do dia, o Alto de la Colladiella (6.5km à 8%).
Enquanto isso, no pelotão, as principais equipes com interesses no GC comandavam as ações.
Alto de la Colladiella fragmenta a fuga
Na penúltima ascensão do dia a fuga já fez vítimas, Marc Soler (UAE) e Daniel Felipe Martinez (Red Bull Bora), foram duas das principais baixas. No topo da subida, somente 6 ciclistas permaneciam na fuga principal, que neste momento, tinha cerca de 2min 30seg de vantagem para o pelotão principal.
Primoz Roglic troca bicicleta
Com cerca de 23 km para a chegada, Primoz Roglic fez um movimento tático que poderia modificar a Classificação Geral. O esloveno efetuou uma troca de bicicleta, optando por pegar uma bicicleta com somente um disco dianteiro e uma relação traseira que indicava algo como 32 dentes no câmbio traseiro.
Daniel Felipe Martinez e Roger Adrià deixaram o pelotão para reconduzir o líder da Red Bull Bora novamente ao grupo principal.
Neste momento, a fuga estava fraturada, com somente 3 ciclistas à frente, iniciava a escalada final rumo ao Cuitu Negru. Pavel Sivakov, Aleksandr Vlasov e o surpreendente Pablo Castrillo (Kern Pharma) conseguiram uma vantagem de mais de 3min sobre o pelotão, que acelerava forte, no início da ascensão final.
Últimos quilômetros
Com 5 km para a chegada, a fuga ainda mantinha 2 minutos de vantagem para o pelotão, que neste momento tinha somente 14 ciclistas, sendo liderado por Mattia Cattaneo, trabalhando para seu líder, Mikel Landa (T-Rex Quick-Step).
No entanto, 1 km após Cattaneo fica para trás, com Florian Lipowitz (Red Bull Bora) tenta controlar o pelotão.
Ataque fulminante de Pablo Castrillo
Com 3 km para chegada, ocorreu o movimento que decidiu a vitória na etapa. Pablo Castrillo (Kern Pharma), fez o improvável. Após quase sobrar o início da ascensão, o espanhol atacou e iniciou um voo solitário em direção à vitória. Inicialmente, Aleksandr Vlasov, tentou acompanhá-lo, mas no final acabou superado por Castrillo, que venceu a 15ª etapa da Vuelta a España.
Aleksandr Vlasov cruzou a linha de chegada na 2ª posição, com Pavel Sivakov completando o pódio da etapa.
Luta pela Classificação Geral
No grupo da classificação geral, Primoz Roglic tentou se destacar, mas não conseguiu se distanciar dos demais. Enric Mas acelerou e se juntou ao esloveno, enquanto um grupo que incluía O’Connor e Landa não ficou muito longe.
No último quilômetro, foi Mas quem pressionou ainda mais Roglic, mas ambos ainda cruzaram a linha de chegada juntos. Mattias Skjelmose e Richard Carapaz conseguiram minimizar as perdas.
Atrás deles, a diferença para Sepp Kuss, Mikel Landa e David Gaudu era significativamente maior. O camisa vermelha, Ben O’Connor, finalmente cruzou a linha de chegada em 11º lugar, 38 segundos atrás de Mas e Roglic.
O australiano da Decathlon AG2R La Mondiale continua na liderança, mas vê sua vantagem sobre Roglic diminuir para 43 segundos. Mas ocupa a terceira posição, a 2 min 23 seg do líder.
Assista a chegada
Resultados da 15ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
O Giro do Ciclismo estará atualizando os resultados, conforme os ciclistas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.