Vuelta a España: resultados da 16ª etapa, Marc Soler vence, Ben O’connor líder por 5 segundos, assista a chegada
Marc Soler (UAE Team Emirates) venceu a 16ª etapa da Vuelta a España. Filippo Zanna (Jayco AlUla) terminou na 2ª posição e Max Poole (DSM-firmenich) completou o pódio na 3ª colocação.
O líder Ben O’connor (Decathlon AG2R) conseguiu manter a liderança por apenas 5 segundos, após uma batalha nos Lagos de Covadonga.
A etapa
No dia seguinte ao Cuitu Negru, após o último dia de descanso, os Lagos de Covadonga receberam o pelotão da Vuelta com os seus 12,5 km a 6,9%, após 181 km da largada em Luanco. No entanto, as dificuldades da etapa iniciavam muito antes, em duas montanhas de 1ª categoria durante o percurso antecediam a ascensão final.
A forte fuga do dia
A etapa iniciou em um forte ritmo, com média horária superior a 47 km/h na primeira hora da corrida. Isto não impediu que 17 ciclistas abrissem a forte fuga do dia.
Matthew Ricitello e Marco Frigo (Israel-Premier Tech) Max Poole e Martijn Tusveld (DSM-firmenich) Pablo Castrillo (Kern Pharma) Marc Soler, Jay Vine e Isaac del Toro (UAE), William Lecerf (Soudal Quick-Step), Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) Filippo Zana (Jayco alUla) Simon Guglielmi (Arkéa-Samsic) Darren Rafferty (EF Education-EasyPost) Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Felix Engelhardt (Jayco AlUla), Ion Izagirre (Cofidis), Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) e Oier Lazkano (Movistar), iniciaram uma forte fuga, com reais chances de sucesso.
A fuga conseguiu abrir uma vantagem superior a 8 minutos sobre o pelotão, que era comandado pela Decathlon AG2R e Red Bull Bora, as equipes com as maiores ambições no dia.
Wout Van Aert ataca
No topo da 1ª ascensão do dia, o Mirador del Fito, Wout van Aert ataca a fuga. O belga, que estava em busca dos pontos de montanha e do sprint intermediário inicia um voo solo, em direção à 2ª montanha do dia, com o pelotão já a mais de 9 minutos de atraso.
No entanto, o belga teve seus planos frustrados, com uma aceleração do grupo de perseguidores, a tentativa de sucesso individual foi neutralizada com 76km para a chegada e a fuga voltou a ter 17 ciclistas.
Wout Van Aert abandona a Vuelta a España
Na descida da 2ª montanha do dia, a Collada Llomenia, aconteceu a grande baixa da etapa. O líder da Classificação por Pontos e de Montanha, Wout Van Aert abandonou após uma forte queda. O belga machucou o joelho e deu adeus à competição.
Últimos quilômetros
O grupo da fuga chegou para a última ascensão do dia, já bastante reduzido. Marco Frigo, Max Poole, Del Toro, Filippo Zana, Marc Soler e Matthieu Ricitello entraram para discutir a chegada nos Lagos de Covadonga com 5 minutos de vantagem, indicando o provável sucesso da fuga.
À medida que os ataques se intensificaram, Max Poole e Marc Soler se destacaram como os mais fortes no grupo da frente. No pelotão do líder, Mikel Landa foi o primeiro a atacar, enquanto Enric Mas liderou a perseguição ao seu compatriota.
Nesse momento, o líder da corrida, O’Connor, começou a ficar para trás. Com 3 km para o final, Soler assumiu a liderança isolada, com um quarteto formado por Roglic, Mas, Carapaz e Gaudu a cerca de 40 segundos à frente do grupo do camisa vermelha.
Marc Soler conquistou a vitória da etapa, enquanto Filippo Zana superou Max Poole na disputa pelo segundo lugar. Na luta pela liderança, O’Connor lutou para minimizar suas perdas em relação a ciclistas como Roglic e Mas. No final, o australiano cruzou a linha com cerca de 56 segundos de desvantagem, conseguindo, por pouco, manter a liderança.
Assista a chegada de Marc Soler
Resultados da 16ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
O Giro do Ciclismo estará atualizando os resultados, conforme os ciclistas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.