Primoz Roglic (Red Bull Bora) venceu a 19ª etapa da Vuelta a España após um ataque fulminante no Alto de Moncalvillo, a última ascensão do dia. Enric Mas (Movistar) finalizou na 2ª colocação e fechou o pódio da etapa, na 3ª posição.
Com o resultado, Primoz Roglic passa a ser o novo líder da Vuelta a España 2024, com 1min 54seg de vantagem sobre Ben O’connor (Decathlon AG2R La Mondiale), o agora 2º colocado.
A etapa
O último fim de semana da Vuelta a España se aproxima e a primeira mostra acontece na 19ª etapa, com largada em Logroño e chegada no Alto de Moncavillo, após 173km.
O Alto de Moncalvillo, uma subida de 14km, com trechos de até 15% de inclinação poderia proporcionar ataques e mudanças na Classificação Geral eram esperadas.
A fuga do dia
Cinco ciclistas abriram a fuga do dia. Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), Fran Miholjevic (Bahrain-Victorious), Simone Petilli e Vito Braet (Intermarché-Wanty) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) iniciaram um movimento, na tentativa de surpreender o pelotão.
Red Bull Bora no comando do pelotão
Enquanto a fuga tentava a sorte na etapa, a Red Bull Bora acelerava forte, mantendo a diferença à fuga inferior a 5 minutos. Este controle por parte da equipe alemã, poderia indicar um possível ataque de Primoz Roglic, aos candidatos do GC, na difícil ascensão final.
A fuga resistiu até o início da ascensão final, quando o último remanescente, Fran Miholjevic foi alcançado. A partir deste momento tudo seria decidido na ascensão final.
Últimos quilômetros
A Red Bull-BORA-hansgrohe ditou o ritmo na subida ao Alto de Moncavillo. Daniel Felipe Martínez, Aleksandr Vlasov e Florian Lipowitz, aceleraram forte levando Primoz Roglic. Os outros ciclistas da Classificação Geral não sofreram grandes prejuízos nesse momento.
No entanto o esloveno assumiu a liderança a cerca de 5 km do final, após um excelente trabalho de Vlasov e acelerou forte em um voo solo até a chegada.
No grupo perseguidor David Gaudu tentou um ataque solo. Pouco depois, Richard Carapaz contra-atacou, mas não conseguiu se distanciar. Com um ataque de Enric Mas, o grupo perseguidor começou a se fragmentar. O ciclista da Movistar, que inicialmente não parecia estar em sua melhor forma, surpreendeu ao acelerar a cerca de 3km da chegada.
Nos metros finais, Mas perdeu força, permitindo que Gaudu se destacasse do pelotão e o ultrapassasse. Mattias Skjelmose seguiu o exemplo, deixando Mas com um quarto lugar após um esforço corajoso. A diferença para Roglic foi de mais de 45 segundos, enquanto Mikel Landa completou o top 5.
Assista a chegada
@valterdohnert ssstwitter.com_1725638402913
♬ original sound – valterdohnert
Resultados da 19ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
O Giro do Ciclismo estará atualizando os resultados, conforme os ciclistas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.