Vuelta a España: resultados da 5ª etapa, Pavel Bittner bate sprint, Primoz Roglic permanece líder, assista a chegada
Pavel Bittner (DSM-firmenich) venceu a quinta etapa da Vuelta a España 2024. Bittner bateu o lider da Classificação por Pontos, Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) em um sprint massivo. Kaden Groves (Alpecin Deceunick), um dos favoritos para a etapa, terminou em terceiro. Com o resultado, Primoz Roglic não teve sua liderança ameaçada, ao finalizar a etapa junto ao pelotão principal.
A Etapa
A 5ª etapa da Vuelta a España apresentou 170 km de distância total, iniciando em Fuente del Maestre. A partir daí, o pelotão enfrentou um sobe e desce constante, porém sem montanhas categorizadas, o que indicava uma chegada em sprint. Nos últimos 45 km, o percurso se tornou significativamente mais plano, com o pelotão avançando para Sevilha, onde a etapa foi concluída.
A Fuga do Dia
A fuga do dia foi protagonizada por dois atletas de duas Pro Teams espanholas. Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) abriram a fuga e conseguiram uma vantagem que chegou a atingir quase 6 minutos.
Enquanto isso, o pelotão comandado pela Visma-Lease a Bike, procurava evitar um desgaste excessivo, devido ao forte calor, percorrendo os primeiros 80km, com uma média ao redor de 36km/h. No entanto, como era esperado, com o final da prova se aproximando, o pelotão acelerou, para garantir uma disputa em sprint.
Rui Costa sofre queda e abandona a prova
Com pouco mais 10 quilômetros, quando o nervosismo aumentava no pelotão, houve uma pequena queda de Owain Doull (EF Education EasyPost) que acabou por derrubar o seu colega de equipe, Rui Costa.
Com a queda o português foi obrigado a abandonar a Vuelta a España 2024 (o Giro do Ciclismo fará uma matéria especial sobre a situação de Rui Costa).
Últimos Quilômetros
Durante a aproximação para o sprint final, já com a fuga neutralizada, Mikel Landa teve um pneu furado, mas o incidente ocorreu nos últimos três quilômetros, não afetando significativamente sua posição na Classificação Geral. Ao mesmo tempo, o trem da equipe Alpecin-Deceuninck, com Groves na liderança, acelerou antes do último quilômetro.
Van Aert, estrategicamente, escolheu seguir a roda do ciclista australiano e lançou seu ataque antecipado junto às cercas, tentando pegar os concorrentes de surpresa. No entanto, Groves foi superado e perdeu a chance de reagir adequadamente.
Entretanto, o momento decisivo o destaque foi de Pavel Bittner. O ciclista tcheco, seguiu de perto Van Aert, conseguindo ultrapassá-lo nos metros finais e no pulo, venceu a etapa.
Assista a Chegada
Resultados da 5ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.