Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a explosiva 9ª etapa da Vuelta a España 2024, após um fantástico trabalho da equipe. Richard Carapaz (EF Education EasyPost) finalizou na 2ª posição e Ben O’connor (Decathlon AG2R) bateu o sprint no grupo do GC, fechando o pódio na 3ª posição.
Com o resultado, Ben O’connor permanece na liderança geral da competição, 3min 53seg à frente de Primoz Roglic, que permanece na 2ª posição.
A difícil etapa
9ª Etapa, domingo, 25 de agosto: Motril – Granada (178,2 km)
Na véspera do primeiro dia de descanso, os ciclistas enfrentaram uma difícil etapa de montanha, com 3 montanhas categorizadas e 4.500m de altimetria, entre Motril e Granada, após 178km.
A promissora fuga do dia, com 3 ciclistas da UAE
Uma grande fuga inicial, com 26 ciclistas caracterizou a etapa. Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) Marc Soler, Adam Yates e Jay Vine (UAE Team Emirates), Óscar Rodríguez (INEOS Grenadiers), Kasper Asgreen (T-Rex Quick-Step), Nelson Oliveira (Movistar), David Gaudu e Stefan Kung (Groupama FDJ), Jonas Gregaard (Lotto Dstny), Patrick Konrad e Mathias Vacek (Lidl-Trek), Quinten Hermans e Chris Harper (Jayco-AlUla), Max Poole e Gijs Leemreize (DSM-firmenich PostNL), entre outros, indicavam um possível sucesso da fuga na difícil 9ª etapa.
Primeira montanha seleciona a fuga
No entanto, já na 1ª montanha do dia, o Puerto de el Purche (8,9 km a 7,6%), com 80 km para a chegada, a fuga foi reduzida a somente 8 ciclistas, após uma aceleração fortíssima da UAE Team Emirates (Marc Soler, Jay Vine e Adam Yates), que inclusive deixou Wout Van Aert para trás.
Neste momento a diferença ao pelotão era de 5 minutos, o que colocava David Gaudu e Adam Yates, virtualmente no top 5 da competição.
No pelotão, a Red Bull Bora controlava as ações, imprimindo um forte ritmo, tentando colocar o líder, Ben O’Connor (Decathlon AG2R) em dificuldade já no início da etapa.
Primeira passagem no Alto de Hazallanas com Adam Yates à frente
Na segunda montanha do dia(primeira ascensão ao Alto de Hazallanas), a fuga já havia implodido. Adam Yates cruzou o topo da montanha na frente, com 1 minuto de vantagem sobre 4 ciclistas que o perseguiam. (Jay Vine, David Gaudu, Pablo Castrillo e Richard Carapaz, que realizou um ataque tardio no pelotão e alcançou a fuga inicial).
O pelotão estava a mais de 5 minutos da fuga (sempre liderado pela Red Bull Bora), em um indicativo de possível sucesso do grupo líder e uma grande mudança no GC.
Última passagem no Alto de Hazallanas
Na última ascensão ao Alto de Hazallanas, Adam Yates permanecia à frente e iniciava um possível voo solo em direção à vitória. Um min e quarenta segundos atrás, Richard Carapaz o perseguia após descolar do grupo de perseguidores, com o grupo da Classificação Geral a 5min 50seg de Yates.
No reduzido grupo do GC, com Pavel Sivakov, Carlos Rodríguez, Mikel Landa, Ben O’Connor, Felix Gall, Primoz Roglic e Florian Lipowitz, Enric Mas (Movistar) atacou e apesar de uma quase queda, conseguiu abrir uma vantagem, na busca de uma melhor posição no GC.
Últimos quilômetros
Nos últimos quilômetros da explosiva 9ª etapa da Vuelta a España, Adam Yates não perdeu a oportunidade, acelerou forte e venceu a etapa. Richard Carapaz manteve também sua posição para finalizar na 2ª colocação.
No grupo da Classificação Geral, Enric Mas acabou sendo alcançado pelo reduzido pelotão e discutiu o sprint pela 3ª posição, que acabou sendo vencido por Ben O’connor.
Assista a chegada
Resultados da 9ª etapa da Vuelta a España 2024
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.