Cian Uijtdebroeks não está somente conhecendo novos colegas, na Visma-Lease a Bike. O jovem belga já compartilhou o pelotão com Wilco Kelderman, na BORA-hansgrohe em 2022. Um ano antes de Uijtdebroeks, Kelderman fez a mesma transferência para a equipe holandesa.
No podcast De Rode Lantaarn, Kelderman abordou todas as histórias que circularam sobre Uijtdebroeks nas últimas semanas. “Nunca corri com Cian, mas participei de um Training Campo com ele. Vi um garoto muito motivado, que quer chegar ao topo, o mais rápido possível. Não há nada de errado com isso.”
Melhor estrutura na Visma-Lease a Bike
“Trabalhar com uma equipe inteira sendo tão jovem, não é fácil: comunicar-se com homens de 30 ou 40 anos, que praticam ciclismo há 20 anos. Não estou dizendo que ele teve novas ideias, ele só queria uma melhor estrutura para tirar o melhor de si. Coisas como nutrição, treino e descanso são essenciais.”
“É verdade que essas coisas aconteciam menos na BORA do que na Jumbo”, continua Kelderman. “Mas você também pode ver isso nos resultados. Acho que a Jumbo está à frente da maioria das equipes, não apenas da BORA. Acho que sua transferência para a Visma-Lease a Bike é, portanto, uma boa escolha para Cian.”
Bullying na equipe alemã
Diz-se que uma das razões para a saída de Uijtdebroeks foi a cultura de intimidação na BORA-hansgrohe. “Trata-se simplesmente de um garoto ambicioso que quer chegar ao topo rapidamente”, Kelderman qualifica esses rumores.
“Os homens só fazem piadas. Um garoto de 18 anos ainda pode ser um pouco inseguro ou sensível. Ele então entra em contato com homens de 30 ou 35 anos, que estão no pelotão há anos. Não acho que tenha havido bullying real, fiquei triste ao ler.”