Wout van Aert não estará mais presente no início da décima oitava etapa do Tour de France hoje. O ciclista belga, membro da equipe Jumbo-Visma, teria quatro etapas pela frente, mas decidiu retornar para casa. A razão para sua partida é que sua esposa, Sarah, que está prestes a dar à luz ao segundo filho do casal durante o período final da corrida de três semanas.
“Como todos sabem, Sarah está grávida. Está começando a ficar um pouco lotado em casa”, disse Van Aert em uma mensagem de vídeo. “Em consulta com a equipe, decidimos que meu lugar agora é em casa. É claro que Sarah foi examinada pelo médico várias vezes nas últimas semanas e descobriu-se que o parto está próximo. Por isso tomamos a decisão.”
“É uma sensação estranha, mas não um dilema”, é como Van Aert descreve toda a situação. “Foi uma decisão fácil porque sempre me imaginei voltando para casa quando minha esposa dizia que precisava de mim. Essa hora chegou. Pude contar à equipe na noite de quarta-feira e foi bom que todos tenham entendido minha decisão”.
“Eu tinha pernas para vencer uma etapa, mas não rolou. Isso dá uma sensação dupla, mas a sensação com que dirigi foi muito boa. Ganhei muita moral com as metas que definimos de antemão. No entanto, vou recordar principalmente esta edição como o Tour em que liguei para casa todos os dias”, refere Van Aert às conversas telefónicas com a sua esposa grávida.