Wout van Aert dá aula na lama e vence Copa do Mundo de Dendermonde, confira os resultados e assista a chegada
Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) conquistou uma impressionante vitória na Copa do Mundo de Dendermonde. O belga, apontado como o grande favorito antes da largada, não decepcionou.
Van Aert distanciou-se de seu último adversário, Emiel Verstrynge (Crelan-Corendon), na 3ª volta e cruzou a linha de chegada sozinho, celebrando sua 2ª vitória da temporada no Ciclocross. Joran Wyseure (Crelan-Corendon) completou o pódio na 3ª posição.
Com a ausência do Campeão Mundial Mathieu van der Poel, todas as atenções voltaram-se para Van Aert, que enfrentaria compatriotas como Toon Aerts, Michael Vanthourenhout, Eli Iserbyt e Thibau Nys em sua terceira prova da temporada.
Desafios na largada
Embora apontado como favorito, Van Aert não teve um início fácil. O belga precisou lutar para se posicionar no pelotão durante a primeira volta. No entanto, sua constância e capacidade de recuperação o levaram ao grupo dos líderes na 2ª volta, onde se juntou a Pim Ronhaar, Toon Aerts e Emiel Verstrynge.
Esse quarteto iniciou a 3ª volta com uma vantagem significativa em relação aos perseguidores, que incluíam nomes como Kevin Kuhn, Joran Wyseure e Corné van Kessel.
Michael Vanthourenhout e Thibau Nys enfrentaram dificuldades adicionais. O Campeão Europeu Nys, sofreu com um pneu furado, mas seguiu determinado a recuperar terreno.
Uma aula na lama
A partir da 3ª volta, Van Aert mostrou todo seu talento. O belga utilizou sua força e técnica para dominar as seções de lama, distanciando-se cada vez mais de Verstrynge, que inicialmente conseguiu manter a diferença em 15 segundos, mas foi perdendo terreno. Após cinco voltas, a vantagem de Van Aert já era de 50 segundos.
Com a vitória praticamente assegurada, Van Aert manteve a calma nas voltas finais, cometendo apenas uma pequena derrapagem. Ele cruzou a linha de chegada com tranquilidade e comemorou com seu tradicional gesto de vitória. Verstrynge terminou em segundo lugar, sem ameaças ao seu posicionamento.
Forte disputa pelo 3º lugar
A disputa pelo 3º lugar foi o ponto alto das últimas voltas. Toon Aerts parecia ter a situação sob controle, mas perdeu ritmo nos minutos finais e foi ultrapassado por Joran Wyseure. Michael Vanthourenhout acelerou forte, buscando uma recuperação tardia para garantir um lugar no pódio. No entanto, Wyseure manteve-se firme e conquistou o 3º lugar.
Assista a chegada
🇧🇪 Wout Van Aert a dominé la #CXWorldCup de Dendermonde en devançant de 1'20" 🇧🇪 Emiel Verstrynge et de 1'41" 🇧🇪 Joran Wyseure. Dans lutte pour la CDM de #cyclocross , , Toon Aerts a pris la 4e place à 1:52 devant Michael Vanthourenhout, 5e à 2:24#cx #cyclocross #veldrijden pic.twitter.com/XtPJfZXxlF
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) January 5, 2025