Wout van Aert admite culpa após derrota “eu sou responsável por isso, tomei a decisão contra a minha natureza”, assista o vídeo
A Dwars door Vlaanderen teve um desfecho inacreditável, com a Visma-Lease a Bike, mesmo com 3 ciclistas contra somente 1 adversário, foi batida com facilidade.
A decisão de Wout van Aert de apostar no sprint final, em vez de explorar as vantagens táticas de sua equipe, acarretou na derrota para Neilson Powless (EF Education-EasyPost).
“Fomos muito egoístas no final”
Após a corrida, Van Aert expressou sua frustração e assumiu total responsabilidade pela derrota. “Se vocês são três homens em um grupo de quatro como equipe, é sempre errado não vencer a corrida”, declarou o ciclista em entrevista.
Ele reconheceu que a decisão de buscar o sprint foi um erro, motivado por um desejo pessoal de vitória após um ano difícil. “É um erro porque fomos muito egoístas na final. Eu queria muito essa vitória, principalmente depois de todas as críticas e azar do ano passado”.
“Pela primeira vez pensei completamente em mim mesmo, não queria nenhuma chance de um companheiro de equipe vencer a corrida. Isso é um erro enorme. Não é isso que eu sou, e é por isso que estou tão decepcionado”, afirmou.

“Eu sou responsável por isso”
O ciclista belga foi duro em sua autocrítica, reconhecendo que a estratégia adotada não maximizou as chances de vitória da equipe. “Você tem que maximizar suas chances de vencer a corrida como uma equipe, e nós não fizemos isso de forma alguma”.
“Eu sou responsável por isso. Tomei essa decisão contra a minha natureza e disse bem no começo da final que queria ser levado até o final, que eu iria terminar. Eu não fiz isso, então agora tenho que assumir a responsabilidade e ser duro comigo mesmo”, disse Van Aert.

“A culpa não é da equipe”
Apesar da decisão questionável, a Visma-Lease a Bike apoiou Van Aert. Ele explicou que sua convicção na vitória influenciou a decisão da equipe. “Como eu estava tão convencido de mim mesmo, eles aceitaram. Essa culpa não é deles”
“Levará algum tempo para que eu veja isso positivamente”, concluiu Van Aert, entristecido.
Assista a entrevista
Wout Van Aert asume toda la responsabilidad por su derrota en A Través de Flandes
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) April 2, 2025
◾️ "Yo pedí que preparasen el esprint"
◾️ "Tuve unos calambres brutales en la llegada"
◾️ "Necesitaba ganar, por las críticas y la mala suerte"
◾️ "Esto no es lo que soy yo"#LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/pg27QgMuUP
Parabéns pela cobertura!
Obrigado amigo!