Wout van Aert não é considerado um dos principais favoritos para o contrarrelógio olímpico em Paris, que ocorrerá no sábado. No entanto, o ciclista belga pode ter uma “arma secreta”: durante um treino, ele foi visto usando um equipamento incomum. Van Aert estava com uma roda fechada não apenas na parte traseira de sua bicicleta de contrarrelógio, mas também na dianteira.
UCI permite a utilização de duas rodas fechadas
O uso de duas rodas fechadas em uma bicicleta de contrarrelógio é permitido pela União Ciclística Internacional (UCI). Em teoria, isso poderia proporcionar uma vantagem aerodinâmica significativa.
No entanto, na prática, raramente se vê ciclistas de estrada optarem por essa configuração, já que, o controle da bicicleta pode se tornar mais complicado, especialmente em curvas ou em condições de vento forte lateral.
O Percurso e as condições climáticas podem favorecer
O percurso de 32,4 quilômetros em Paris é praticamente plano e não é muito técnico. Há apenas de dez a doze curvas em ângulo reto ao longo do trajeto.
Além disso, o vento esperado para o dia da prova é fraco, vindo de norte-noroeste. Essas condições poderiam favorecer o uso das duas rodas fechadas por Van Aert, mas ainda não se sabe se ele realmente adotará essa estratégia na prova.