Após a 13ª etapa do Tour de France, os ciclistas, juntamente com uma multidão de espectadores, precisaram descer o Grand Colombier de volta aos ônibus da equipe. Na véspera das grandes etapas nos Alpes, o pelotão fez um aquecimento no Tour de France com a etapa terminando no topo do Grand Colombier. No entanto, não havia espaço para os ônibus da equipe no topo, então os atletas tiveram que descer aquela longa descida que foi subida momentos antes.
No entanto, havia uma multidão fervorosa ao longo das encostas e, é claro, eles também precisariam descer. Os ciclistas tiveram que navegar entre os numerosos espectadores, que não estavam dispostos a abrir o caminho. Isso resultou em situações perigosas.
“Estou aliviado por estar vivo”, disse Van Aert à rede de TV NOS depois de chegar ao fim da descida. “Quando há milhares de pessoas naquela montanha e você precisa descer de bicicleta, nem sempre é seguro. Alguma medida deve ser tomada a respeito disso.”
“O problema é que toda aquela gente quer cair ao mesmo tempo e nem sempre estão de olho nos pilotos que também têm que cair. Estamos armados apenas com um apito. Felizmente, conseguimos ajuda de um policial em uma motocicleta que nos escoltou para baixo. Isso era muito mais seguro.”
Dylan Van Baarle também não gostou da descida perigosa. Ele levou nada menos que 32 minutos para descer. “Isso não foi divertido”, disse ele ao NU. “É claro que é um feriado nacional para os franceses e as pessoas ainda tinham uma tigela. Como resultado, eles realmente não levaram em consideração o fato de que temos que voltar aos ônibus”.