Wout van Aert fora do Campeonato Mundial de Cyclocross, belga terá foco total nas clássicas de primavera
Nos últimos dias, surgiram especulações sobre a participação de Wout van Aert no Campeonato Mundial de Cyclo-cross, mas, de acordo com o jornal Het Laatste Nieuws , está confirmado que o ciclista belga não competirá no evento, que será realizado nos dias 01 e 02 de fevereiro, em Liévin, na França.
A decisão reflete sua intenção de repetir, em 2025, a abordagem adotada para a temporada de estrada no ano passado.
Foco na temporada de estrada
Van Aert planeja encerrar sua participação no Cyclo-cross pelo menos dez semanas antes do Tour de Flanders (06.05), após competir em 6 provas, priorizando a preparação para as competições de estrada. “A Copa do Mundo de Maasmechelen (25.01) será a última desta temporada”, afirmou o Het Laatste Nieuws.
O planejamento significa que Van Aert não participará da Copa do Mundo, uma decisão que visa evitar impactos negativos na preparação para as clássicas da primavera. Essa estratégia é uma reprodução do que foi planejada em 2024.
Até a grave queda, Van Aert acumulava bons resultados em 2024
Ainda que os resultados da estratégia de 2024 permaneçam incertos, devido a grave queda na Dwars Door Vlaanderen, que acabou por atrasar todo o restante da primavera, a Visma-Lease a Bike acredita que a preparação foi acertada.
Antes da lesão, Van Aert acumulava 10 dias de corrida na temporada. Ele iniciou o ano em competições na Espanha em fevereiro, seguido pela Volta ao Algarve, onde venceu a 3ª etapa, com chegada em Taveira. Após isso, belga alcançou resultados expressivos, como o 3º lugar na Omloop Het Nieuwsblad e a vitória em Kuurne-Bruxelas-Kuurne.
Ainda não está claro se Wout van Aert optará pelo mesmo programa em 2025. Com uma temporada de estrada como prioridade, o belga segue buscando equilíbrio entre suas atuações no Cyclo-cross e na estrada, enquanto sua equipe mantém altas expectativas para os próximos desafios.