Wout van Aert inicia temporada e mira clássicas “vejo alguns cenários para derrotar Pogacar e Van der Poel”
Wout van Aert teve um inverno sólido e competitivo. No último momento, ele decidiu prolongar sua temporada de Ciclocross por mais uma semana, incluindo o Campeonato Mundial de Ciclocross em seu calendário.
No entanto, o belga de 30 anos da Visma-Lease a Bike mantém o seu foco principal: a temporada das clássicas da primavera. Ele enfrentará dois grandes adversários nas provas mais emblemáticas do ciclismo de estrada: Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel.
Recuperação e confiança após lesões
Após sofrer duas lesões graves na temporada passada, Van Aert não tem dúvidas sobre sua condição para a nova temporada, que se inicia na segunda-feira na Clásica Jaén. “Na verdade, não”, respondeu ao canal holandês WielerFlits, durante o Media Day da Visma-Lease a Bike.
“Acho que tive um inverno difícil no começo, mas depois consegui trabalhar bem. Também não esqueci como me senti na Vuelta a España. Aquela cirurgia no joelho foi muito chata, mas nunca foi a ponto de eu pensar: ‘isso não vai se resolver'”.

“Nesse aspecto, consegui superar este inverno com uma certa confiança de que posso voltar ao nível ao qual estou acostumado”, complementou o belga.
Seu desempenho no Campeonato Mundial de Ciclocross reforçou ainda mais essa confiança, com Van Aert conquistando a medalha de prata na prova, atrás somente do imbatível Mathieu van der Poel.
“Vejo alguns cenários para derrotar Pogacar e Van der Poel”
A presença de Tadej Pogacar no calendário das clássicas sempre gera expectativa, e Van Aert admitiu ter ficado surpreso quando o esloveno anunciou que poderia adicionar a Paris-Roubaix ao seu programa. “Eu não xinguei muito, mas fiquei impressionado com o programa dele. ‘Onde ele pega muito feno’” (uma referência ao grande número de competições).

Apesar da incerteza sobre a participação de Pogacar na Paris-Roubaix, o belga sabe que terá um adversário formidável nas clássicas da primavera. “Em muitas clássicas ainda há muitas estratégias e tudo é possível, claro que isso também ocorre no Tour de Flandres. Mas essa também é uma corrida que é decidida pelas pernas”.
“Vejo alguns cenários possíveis em que você poderia derrotar Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar, mesmo sendo menos forte. No meu caso, eu teria que ser pelo menos igual a eles para ter uma chance”, finalizou Wout van Aert.
Calendário de Competições de Wout van Aert
- 17/02 – Clássica Jaén
- 19/02 – Volta ao Algarve
- 03/01 – Omloop Het Nieuwsblad
- 02/03 – Kuurne-Bruxelas-Kuurne
- 28/03 – E3 Saxo Classic
- 02/04 – Dwars door Vlaanderen
- 06/04 – Tour de Flanders (Ronde van Vlaanderen)
- 13/04 – Paris-Roubaix
- 09/05 – Giro d’Itália
- 05/07 – Tour de France