Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), fez sua última competição de Ciclocross da temporada na Copa do Mundo de Ciclocross em Maasmechelen. Apesar de uma performance agressiva, o belga enfrentou quedas em momentos decisivos da corrida, o que impactou seu resultado final.
Van Aert, no entanto, mostrou-se satisfeito com sua condição física, mas reconheceu que diversos erros foram decisivos para seu fracasso na prova, conforme o belga admitiu ao canal InderLeiderstrui.
“Quando ataquei, cometi o primeiro grande erro”
Desde as primeiras voltas em Massmechelen, Van Aert enfrentou dificuldades, colidindo com um poste, caindo em uma descida e, mais tarde, novamente em outra descida.
“No final, houve mais de três erros em toda a corrida”, admitiu. Apesar disso, o belga destacou sua boa forma no início da prova: “Eu estava ansioso pela prova e consegui subir de posições no começo.”
Van Aert colidiu com um poste logo após a largada perdendo diversas posições.
Who else grabbed their own arm in sympathy? 😅
— UCI Cyclocross (@UCI_CX) January 25, 2025
Wout van Aert has a run in with the post in the first few minutes of the race!
Down to 13th, +10s back from the leaders.
#CXWorldCup #FLCS pic.twitter.com/pca7zCJN8J
O ciclista também comentou sobre a estratégia de Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck): “Ele estava na roda de Joris Nieuwenhuis. Quando encostei, foi um sinal de que ele estava esperando. Mas eu queria ir em frente e ataquei.”
Contudo, ele admite que o ataque foi um erro. “Quando ataquei, cometi o primeiro grande erro. Foi frustrante assim, porque poderia ter havido mais luta.”
“Há algumas temporadas eu caía com muito menos frequência”
As quedas frequentes levantaram questões sobre sua técnica. Van Aert reconheceu que sua menor frequência em provas de Ciclocross pode ter contribuído. “Há algumas temporadas, eu caía com muito menos frequência no Ciclocross do que no sábado passado. Acho que isso tem a ver com o fato de fazer Ciclocross com menos frequência do que antes.”
Ele também mencionou a escolha de pneus como um fator que pode ter influenciado. “Optei por ajustar os pneus com um pouco mais de pressão, para as pedras que ainda estavam cobertas de lama. Não tive furo, mas pode não ter sido a melhor escolha.”
Van Aert concluiu que sua performance técnica não foi a melhor: “Houve alguns fatores, mas, de qualquer forma, tecnicamente não foi meu melhor Ciclocross.”
“O inverno do Ciclocross me trouxe mais do que eu pensava”
Apesar dos erros, Van Aert demonstrou confiança em sua condição física, destacando que “hoje minha frequência cardíaca média foi tão alta quanto a frequência cardíaca máxima que alcancei em Benidorm. Isso diz muito”, afirmou Van Aert.
“Na verdade, o inverno do Ciclocross me trouxe mais do que eu pensava. Eu realmente estive prestes a não correr neste inverno. Depois da minha queda na Vuelta, tive um período realmente difícil no outono. A propósito, estou muito feliz por ter atravessado este período, não esperava conseguir vencer ou chegar a este nível”, finalizou Wout van Aert.