Wout Van Aert pode repetir Paris e utilizar duas rodas fechadas em Lisboa, equipamento já está preparado, assista o vídeo
A abertura da Vuelta a España 2024 promete grandes emoções, com a participação de dois dos mais fortes Contrarrelogistas da Visma-Lease a Bike: Wout van Aert e Edoardo Affini. Entretanto, as emoções poderão estar também em outra novidade, já que ambos os atletas poderão utilizar duas rodas fechadas, durante a largada da competição em Lisboa, neste sábado.
Essa estratégia, será avaliada pela equipe Lease a Bike antes de ser oficialmente adotada para a largada dos ciclistas. A informação foi divulgada por Maxim Goethals, jornalista do canal belga Het Laatste Nieuws.
Histórico da Estratégia
Van Aert surpreendeu ao adotar duas rodas fechadas no Contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Paris. Essa decisão, que inicialmente gerou curiosidade, foi explicada por seu treinador, Mathieu Heijboer. Segundo ele, a equipe já havia testado essa abordagem em 2022 e, após sugerir novamente a Van Aert, o ciclista demonstrou entusiasmo em continuar os testes.
Esses testes foram realizados em condições controladas, como no túnel de vento no circuito de Silverstone, na Inglaterra, e no velódromo de Zolder. Além disso, Van Aert teve a oportunidade de praticar ao ar livre, antes do Tour, de forma secreta para que essa estratégia pudesse ser usada como uma carta na manga no momento certo.
Expectativas para a Vuelta a España
Van Aert e Affini estão entre os principais favoritos para a vitória no contrarrelógio de abertura da Vuelta a España. Affini será um dos primeiros a largar, com seu início programado para as 17h44. Já Van Aert, sendo o último piloto a partir, deixará o pódio às 20h18.