Wout van Aert revela nova abordagem de treinamento “o objetivo é sofrer muito, haverá sessões de resistência”

Após meses de longa competição, Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) fez seu aguardado retorno no Exact Cross de Loenhout, onde conquistou o 4º lugar. Este foi o primeiro de cinco eventos de Ciclocross programados para o Tricampeão Mundial, e ele mostrou que está, de fato, de volta. A performance marca o início de sua progressiva abordagem para a temporada de clássicas da primavera.

15.500 pessoas apoiaram o belga em Loenhout

Van Aert começou forte em Loenhout, recebendo o apoio do público de mais de 15.500 pessoas, conforme relatado pela organização. “Eu senti o barulho. Me senti bem na primeira volta. Quando Mathieu acelerou, foi especialmente técnico para mim e não consegui acompanhá-lo”, comentou Van Aert, refletindo sobre sua atuação na corrida.

Ao ser questionado sobre o impacto dessas competições de Ciclocross em relação à sua recuperação da lesão no joelho, ele foi claro: “Não foi um teste para a lesão em si, mas meus músculos ainda são um pouco mais sensíveis do outro lado”.

girodociclismo.com.br wout van aert revela nova abordagem de treinamento o objetivo e sofrer muito havera sessoes de resistencia image
Mathieu Van der Poel acelera e Wout Van Aert não consegue seguí-lo

“Estou curioso para saber como me sentirei, mas não tenho medo de que a lesão me atrase. Isso é completamente coisa do passado. Não sinto dor ou desconforto, apenas uma pequena diferença na força esquerda e direita. Também há uma diferença no volume. Isso é o mínimo agora, mas foi preciso muito esforço para chegar a esse nível, complementou Van Aert”.

“Estou com fome de novo para a temporada que está por vir”

Van Aert também abordou como lidou com o impacto emocional após a queda que sofreu na Vuelta a España. “Sim, sim. Foi bom ficar longe por alguns meses. Não tenho estresse por não poder competir por um tempo e isso foi bom para mim. Estou com fome de novo para a temporada que está por vir”, declarou o ciclista, destacando sua motivação renovada.

Sobre a escolha de um calendário limitado de apenas 5 corridas de ciclocross, Van Aert explicou: “De qualquer forma, eu não queria fazer muitas corridas, pude treinar o suficiente entre elas. Depois olhei para as competições que me serviam e onde havia tempo suficiente para recuperar.

girodociclismo.com.br wout van aert revela nova abordagem de treinamento o objetivo e sofrer muito havera sessoes de resistencia image 2
Van Aert finalizou na 4ª posição, à frente de Neils Vandeputte

“Não é possível repetir a abordagem de 2024”

Ele também comentou a impossibilidade de replicar exatamente a abordagem de 2024, mesmo que a ideia geral permaneça a mesma. “Na verdade, não é possível repetir essa abordagem. Em outras palavras, você nunca pode copiar uma abordagem individualmente”.

Mas você pode continuar seguindo a mesma ideia, e essa é uma abordagem progressiva, na qual cada vez mais treinamento é adicionado e queremos melhorar passo a passo.

Para Van Aert, participar de cruzamentos tem um propósito específico dentro de sua preparação. “O Ciclocross é um bom estímulo de treino para mim. Foi a primeira vez em meses que tive que lutar contra mim mesmo por uma hora”.

girodociclismo.com.br wout van aert revela nova abordagem de treinamento o objetivo e sofrer muito havera sessoes de resistencia image 4
Wout Van Aert recebe o carinho dos fãs

“Haverá sessões de resistência, o objetivo é sofrer muito”

“Se você faz um bloco de cinco minutos durante o treino, estará ansioso pelo momento em que poderá descansar. Mas agora meu técnico precisa decidir quão rápido isso acontecerá. Esse é um aspecto completamente diferente. O objetivo é sofrer muito e melhorar ao longo do caminho.”

O belga também detalhou seu planejamento para as próximas semanas, com foco em treinos de resistência antes de voltar às competições em janeiro.

“Há principalmente sessões de treinamento de resistência. Haverá uma longa sessão de treinamento amanhã, e ainda haverá algumas horas de treinamento entre elas”.

“Depois vou relaxar um pouco, andar nessas duas competições de Ciclocross durante dois fins de semana (Copas do Mundo de Benidorm em 18 de janeiro e Maasmechelen em 25 de janeiro) e depois o próximo Training Camp com a Visma-Lease a Bike.”

girodociclismo.com.br wout van aert revela nova abordagem de treinamento o objetivo e sofrer muito havera sessoes de resistencia image 6
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.